Mais
×

O que é "verificabilidade" na contabilidade?

Atualizado em 15 dexembro, 2016

Os dados financeiros de uma empresa formam a base da maioria das decisões dela. As organizações pedem que os contadores registrem todas as transações financeiras e criem declarações financeiras precisas, as quais devem ajudar a tornar o negócio rentável. Para que se mantenha a confiança neles, muitos contadores se formam e especializam. Isso requer seguir alguns princípios de contabilidade. A verificabilidade é um deles.

A verificabilidade é um dos principios da contabilidade (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Princípios da contabilidade

Os princípios da contabilidade orientam os contadores que analisam transações financeiras e as registram. Existem alguns princípios que os profissionais devem seguir, pois indicam como tratar transações específicas (por exemplo, gravar os passivos de pensões ou reconhecimentos de lucros) e quais as melhores abordagens, por exemplo, a integridade ou a verificabilidade.

Definição

A verificabilidade é a possibilidade de que qualquer pessoa confirme os números informados na transação. O contador deve assegurar que qualquer pessoa revise cada transação e chegue à mesma conclusão. Isso inclui o valor e a moeda, quais contas são afetadas e quando registrar a operação. O contador deve manter a verificabilidade guardando os documentos usados para registrar a transação.

Objetivo

O objetivo da verificabilidade é responsabilizar o contador pelo seu trabalho. Outros empregados, gerentes e auditores revisam os registros para determinarem se o contador agiu de acordo com todos os princípios da contabilidade. Para isso, os empregados observam o histórico de transações, os gerentes supervisam o desempenho do contador e os auditores verificam se cumpriram as normas vigentes. O revisor deve poder ler os documentos comprovatórios.

Documentos comprovatórios

Os documentos comprovatórios dão verificabilidade à transação pois informam em detalhe tudo o que foi utilizado para fazer o registro. O conteúdo e o tipo de documentos dependem de cada transação individual. As transações de ingressos são comprovadas com notas fiscais e comprovantes de envios. As compras podem ser demonstradas com comprovantes do vendedor e recibos. As planilhas de controle de presença podem justificar as horas-extra de salários. O contador deve manter cópias eletrônicas ou físicas de todos esses documentos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article