O que são vermes marinhos?

Escrito por china zmuida | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são vermes marinhos?
Vermes marinhos achatados são organismos de vida livre (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os vermes marinhos são seres da ordem Polycladida, pertencendo ao filo dos Platelmintos. A Polycladida se refere a vermes que possuem corpo alongado e plano. Esses vermes marinhos possuem uma variedade de cores vibrantes ou escuras. Ao contrário de outras espécies de vermes, como as minhocas, os vermes achatados não possuem órgãos e seus corpos são segmentados. Seus corpos consistem em grandes massas teciduais. Esses vermes também não possuem sistema circulatório, e dependem da pele para realizar a respiração e precisam caçar ativamente para a obtenção de alimentos.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Vermes achatados são espécies delicadas que podem se romper quando manuseadas. Algumas espécies podem atingir até 60 cm de comprimento, conforme é indicado pela Sociedade de Educação Marinha da Austrália. Eles geralmente se apresentam com formato de folhas, mas também podem ter bordas pregueadas em seus corpos. Elas possuem pseudotentáculos, que são na verdade dobras de pele. Como resultado, vermes marinhos achatados podem ser confundidos com nudibrânquios.

O que são vermes marinhos?
Vermes achatados marinhos geralmente são confundidos com nudibrânquios, que possuem tentáculos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Comportamento

Vermes marinhos achatados nadam através de contrações musculares. Isso pode dar a eles uma aparência ondulante conforme deslizam pela água. Essas criaturas também possuem cílios no corpo, que ajudam a impulsionar o animal ao longo dos assoalhos oceânicos. Vermes marinhos atacam suas presas e as digerem usando uma parte da boca capaz de virar do avesso, afirma o Museu Victoria. Já que os vermes não conseguem engolir a presa inteira, eles ejetam a boca e a capturam. Ela irá então levar os sucos digestivos que ajudarão o animal a ingerir a refeição.

Reprodução

Vermes achatados podem se reproduzir assexuadamente. Um exemplo inclui o brotamento, onde os brotos permanecem no animal até amadurecer por completo. Uma vez crescido, o verme maduro se solta do pai. Já os vermes achatados maiores possuem uma forma incomum de reprodução, conhecida como impregnação hipodérmica. Por serem hermafroditas, os vermes maiores podem se conectar entre si, tentando penetrar no outro com o cirro, o órgão genital masculino. O verme que receber a penetração adotará o papel reprodutivo feminino e criará ovos, de acordo com o MESA.

Outros fatos

Vermes marinhos podem existir como limpadores. Contudo, eles podem se alimentar de presas maiores, como ostras e cracas. Já que esses vermes não possuem um ânus, eles expelem os alimentos não digeridos e os resíduos pela boca. Os vermes achatados marinhos geralmente mimetizam nudibrânquios para alertar predadores potenciais, para evitá-los. Os nudibrânquios produzem toxinas que são desagradáveis para outros animais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível