Ioga e exercícios de respiração para problemas digestivos e diarreia

Escrito por sarka-jonae miller Google | Traduzido por aline cortez
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Ioga e exercícios de respiração para problemas digestivos e diarreia
As torções massageiam os órgãos internos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

O estresse pode aumentar os problemas digestivos, mas ioga e exercícios de respiração podem ajudar a relaxar e evitá-los. Certas posturas de ioga são conhecidas por serem benéficas para problemas de digestão e algumas são boas especificamente para diarreia.

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Torção espinal

É bom fazer a torção espinal quando se está com diarreia, pois ela massageia os órgãos internos. Deite-se de barriga para cima sobre o tapete e leve o joelho direito para perto do peito, flexionando-o. Então passe o joelho sobre o abdômen e tente tocar o solo do seu lado esquerdo com ele, tirando o lado direito do quadril do chão. Estenda o braço direito para o lado e mantenha o ombro direito sobre o tapete. A mão esquerda pode empurrar o joelho direito para baixo para intensificar o alongamento. Mantenha a postura por cinco respirações e depois a repita do lado esquerdo.

Flexão para frente sentada

A flexão para frente sentada também pressiona os órgãos internos, massageando-os. Sente-se com a coluna reta e as pernas estendidas para frente. Mantenha a coluna ereta e flexione o tronco para frente a partir da cintura para alcançar os dedos dos pés. A ideia é levar o peito até as coxas. Quando alcançar seu limite com a coluna reta, continue e curve-a para aproximar o corpo das pernas. Mantenha a postura por cinco respirações.

Exercícios de respiração

Exercícios de respiração ajudam a relaxar e podem ser feitos no fim de uma sequência de ioga ou quando você se sentir estressado. Um exercício básico é simplesmente observar sua respiração. Sente-se, feche os olhos e preste atenção em cada inspiração e expiração. Coloque uma mão sobre a barriga e sinta o movimento conforme você inspira levando o ar para o abdômen. Respire suavemente e comece inspirar e expirar contando até quatro. Você pode então inspirar em quatro tempos e expirar completamente em oito. Continue inspirando e expirando pelo nariz por cinco minutos, ou mais se preferir.

Mais benefícios da ioga

Outras posturas de ioga boas para problemas digestivos e síndrome do intestino irritável são as do peixe, do arco, da montanha, do gafanhoto, da cobra, da roda, do camelo, do arado e as inversões. É importante fazer algumas todos os dias. Compre um DVD ou faça uma aula para descobrir quais são as melhores posturas para você e então as faça separadamente ou como parte de uma sequência. Determinadas posturas, como a do arco e as torções, massageiam seus órgãos internos, mas a ioga como um todo pode ter um efeito positivo se você se permitir respirar fundo e relaxar.

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