11 maneiras saudáveis de melhorar o seu sono

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Ter uma boa noite ininterrupta de sono é uma fantasia que ilude a muitos, forçando-os a procurar ajuda em remédios com ou sem receitas. Mas há remédios mais saudáveis e naturais que podem fazer parte da rotina diária e agitada de um insone. Implementar alguns hábitos rotineiros vai ajudar a mandar você para a terra dos sonhos sem drogas ou equipamentos tecnológicos modernos. Alguns ajustes simples na sua programação e no seu quarto podem fazer toda a diferença, se você está cansado de estar cansado.
Overview

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Mesmo horário, mesmo lugar

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Se acostumar a uma rotina e se manter nela é um bom começo, de acordo com Chip Coffey, diretor de serviços terápicos no Centro de Saúde Comportamental de St. Luke, nos Estados Unidos. Isso significa acordar no mesmo horário, mesmo nos fins de semana, e ir para a cama no mesmo horário toda noite. "Se você tem uma festa para ir no fim de semana, se divirta, aproveite e, assim que puder, volte para a rotina da hora de dormir", completa o diretor.
Exercício

Creatas Images/Creatas/Getty Images
Os exercícios regulares podem exercer um papel-chave em garantir uma boa noite de sono. Coffey recomenda a realização de exercícios pela manhã, se possível, ao invés de no período noturno. "É de grande ajuda fazer ioga ou se alongar, de noite, entretanto, evite malhações intensas", explica.
Tome cuidado com a cafeína

Comstock Images/Comstock/Getty Images
Não se preocupe, pois não existe necessidade de abandonar aquele cafezinho que você precisa para se levantar, mas tome cuidado com a segunda xícara pelo meio da manhã, no escritório e o terceiro e quarto copos depois do almoço, que você usa para se defender de um coma alimentar. "Muitas pessoas não estão cientes da quantidade de café que consomem, especialmente no período vespertino. Tente não beber cafeína depois das quatro da tarde", alerta Coffey.
Cochilo de gato

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
Não tem problema de dar uma cochilada durante o dia, mas, nesse quesito, adote uma filosofa felina e seja breve, segundo Coffey. "Tente limitar os cochilos para 15 ou 20 minutos e sempre no período da tarde, não pela noite", aconselha.
Noites discretas

Photodisc/Photodisc/Getty Images
Ir devagar nas horas antes de dormir vai permitir que sua mente e o seu corpo relaxem antes que a sua cabeça atinja o travesseiro. Evite refeições tardias e pesadas, além de planejar atividades que não sejam muito estimulantes. Coffey recomenda ler um romance ou uma revista em vez de documentos de trabalho e reservar tarefas, como pagar as contas ou se ocupar com conversas sérias para cedo, durante o dia, e não antes do horário de dormir.
Período de seca

George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Para ajudar a reduzir as chances de um sono interrompido, evite beber líquidos duas horas antes de ir para a cama e use o banheiro logo antes de se deitar, de acordo com Michael Robb, quiroprático e dono da Fix 24, um centro de saúde global e bem-estar nos Estados Unidos. "Isso vai reduzir as chances de precisar sair da cama durante a noite para usar o banheiro", justifica.
Repense a saideira

George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Álcool pode deixar você sonolento, mas desmaiar não é a mesma coisa que apagar aos poucos. Não deixe de considerar a agitação e as viagens ao banheiro resultantes de uma saideira. "Tomar alguns drinques antes de dormir podem fazer adormecer mais rápido, mas também pode impactar a sua quantidade de sono ao aumentar o número de vezes que você vai acordar durante a noite", explica Leadley.
Reforço de melatonina

Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Você pode comprar na farmácia, mas ajudar o seu corpo a aumentar o seu nível natural de melatonina pode ser uma alternativa eficaz. Dormir em um quarto que não tenha nenhuma luz pode alterar a produção normal de melatonina, componente primordial para uma boa noite de sono, segundo Robb. Por outro lado, receber uma hora de luz do sol durante o dia, enquanto você está acordado, causa uma reação bioquímica que ajuda na produção de melatonina, de acordo com ele.
Fique confortável

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Crie um berço de ouro, luxuoso, que mime você durante o sono, com uma cama confortável e lençóis limpos. Certifique-se de que o seu colchão tenha uma firmeza que seja agradável e o vire regularmente para que mantenha o seu formato e seja confortável, de acordo com Lauri Leadley, presidente do Centro do Sono nos Estados Unidos. E não se esqueça dos travesseiros. "Lavá-los regularmente ajuda a mantê-los frescos e limpos. Se o seu travesseiro tem mais de dois anos, provavelmente já está na hora de trocá-lo", aconselha ele.
Os dois propósitos do seu quarto

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Largue o hábito de trabalhar com o seu laptop na cama ou adormecer com a televisão do quarto. Encoraje um ambiente de sono ideal ao não ter telas de computador, aparelhos eletrônicos e outros aparelhos que emitam luz durante toda a noite, que falam para o seu cérebro que é hora de acordar, de acordo com Leadley. "Também significa manter fora do quarto qualquer coisa que não seja dormir e fazer sexo", completa.
Dieta

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
O que você consome pode incentivar a sua quantidade de sono. Leadley recomenda comidas que tenham alto teor de melatonina, como cerejas, bananas e peixes, que têm alto teor de vitamina B6 - componente-chave para o corpo na produção do hormônio. "Produtos lácteos e verduras são ricos em cálcio, enquanto grãos são ricos em magnésio, ambos podendo impactar a qualidade do sono se você tem deficiência deles", completa.
Mais Artigos
Como se livrar da gordura na região pélvica→

Como amenizar os efeitos de diarreia da Metformina→
O que pode acontecer se um beta-bloqueador é interrompido abruptamente?→

O peso médio ao nascer de gêmeos prematuros→

11 conselhos para superar a insônia na noite anterior a um evento importante→

Obtenha equipamento de CPAP grátis para apnéia do sono→

- Chip Coffey; Diretor de Therapy Services; St. Luke’s Behavioral Health Center; Phoenix
- Michael Robb; Quiroprático e Proprietário da Fix 24; Scottsdale, Arizona
- Lauri Leadley; Presidente; Valley Sleep Center; Phoenix
- Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images