×
Loading ...

Como adicionar pectina a geleias e compotas

A pectina é um agente espessante natural, extraído da casca de frutas cítricas e maçãs. Ela é conhecida por cristalizar geleias e compotas, mas também é usada para gelificar doces, como estabilizante para cosméticos, em pastilhas para a tosse e como auxiliar digestivo. Na culinária, a pectina é utilizada como agente estabilizante, pois é versátil e não altera o sabor nem a cor dos alimentos. Adicioná-la para espessar um molho ou geleia não é uma tarefa difícil.

Instruções

Sem a pectina, essa compota seria apenas suco de morango (jam image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Utilize uma receita confiável. Para as compotas e geleias doces, pode-se utilizar a pectina em pó tradicional. Se estiver controlando sua ingestão de calorias, tiver problemas de saúde relacionados ao consumo de açúcar ou estiver preparando uma receita condimentada, como geleia de pimenta ou de hortelã, utilize pectina com baixo teor de açúcar ou sem açúcar. Se não quiser perder tempo dissolvendo a pectina em pó, opte pela versão líquida.

    Loading...
  2. Prepare os ingredientes. Certifique-se de que os alimentos estão limpos, descascados e cortados. Utilize apenas frutas ou legumes maduros, pois os verdes contêm mais pectina e podem estragar sua receita. Não utilize frutas muito maduras, pois elas têm menos pectina e podem liquidificar a geleia ou compota.

  3. Acrescente a pectina em pó antes de cozinhar a fruta com o açúcar (ou um substituto, dependendo de sua receita). A pectina líquida deve ser adicionada após a mistura estar cozida, pois o calor poderá estragar suas propriedades e evitar que ela engrosse sua geleia. Se a receita que está seguindo requerer pectina em pó, mas você preferir a versão líquida, lembre-se que uma colher de sopa de líquido é igual a duas colheres de chá da versão em pó, por isso converta as medidas de acordo com as quantidades necessárias para sua receita.

Loading...

Dicas

  • Prepare pequenas quantidades de geleia durante as primeiras tentativas. Não é recomendável tentar "consertar" uma geleia que não engrossou.

Aviso

  • Certifique-se de esterilizar todos os utensílios culinários, para prevenir o aparecimento de mofo e bactérias. As geleias e compotas enlatadas devem ser consumidas em até um ano.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...