Como usar um alcoômetro

••• cylinder image by Hubert from Fotolia.com

O alcoômetro é um instrumento usado para determinar a quantidade da substância em certo volume de um líquido e funciona através da medição da "densidade específica" dele. A medição da quantidade de álcool nos líquidos é importante, caso queira produzir a sua própria cerveja ou vinho. Esse aparelho também pode proporcionar um bom projeto de ciências para as crianças. É possível comprar o aparelho ou até mesmo fazê-lo em casa para usar como medidor, não apenas de álcool, mas para outros tipos de soluções também.

Passo 1

Pegue uma amostra da sua substância líquida não fermentada para examinar e despeje-a em um cilindro graduado, enchendo o cilindro até 2/3 de sua capacidade.

Passo 2

Coloque o alcoômetro no cilindro. Gire-os gentilmente nos seus dedos para remover as bolhas de ar formadas nos lados do aparelho ou recipiente.

Passo 3

Abaixe-se de modo que seus olhos estejam na altura do recipiente. Leia a medida no alcoômetro para ver onde a parte superior do líquido atinge. Essa é a medida da densidade específica.

Passo 4

Tire a medida do líquido alcoólico após o processo de fermentação para concluir. Subtraia a segunda medida pela primeira e divida o resultado por 0,75 para descobrir o índice de álcool por volume (APV).

Mais recentes

×