Alimentos que você não pode comer se for alérgico a iodo
OJO Images/OJO Images/Getty Images
As alergias alimentares ocorrem quando seu corpo vê uma substância como um invasor que deve ser eliminado, fazendo com que ele responda da mesma maneira que faz para um vírus ou bactéria. Substâncias químicas chamadas histaminas são liberadas e causam desde coceira na pele à tosse e dor de estômago. Reações muito graves podem levar à anafilaxia, que resulta em uma queda na pressão arterial e na incapacidade de respirar. Se você tem alergia à iodo, seu médico pode recomendar que evite determinados alimentos para minimizar as reações.
Sal iodado
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images
Quando você não tem o suficiente de iodo em sua dieta diária, seu corpo não pode produzir hormônios da tireoide. Isso provoca uma elevação, ou papo, na garganta. Para reduzir o risco de deficiência de iodo, ele é adicionado ao sal. Um grama de sal iodado contém aproximadamente 77 microgramas de iodo. Se você é alérgico a iodo, evite a adição de sal iodado a seus alimentos. É possível comprar o sal sem iodo adicionado. Se sua alergia não é grave, pode ser possível comer pequenas quantidades de sal iodado sem sintomas adversos.
Produtos lácteos
olgakr/iStock/Getty Images
O iodo é uma adição comum para alimentos dados a vacas. Por essa razão, os produtos lácteos podem ser ricos em iodo. Um copo de leite de vaca contém 56 micrograma de iodo. Ele também pode ser encontrado em outros produtos lácteos como o queijo, sorvete e iogurte.
Peixes e moluscos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Peixes e moluscos estão entre as fontes naturais mais comuns de iodo. Isso ocorre porque o iodo está naturalmente presente na água do mar e na algas. Por exemplo, apenas 85 g de bacalhau contêm 99 microgramas de iodo. A mesma porção de camarão tem 35 microgramas. Os peixes de água doce também contêm iodo, mas a quantidade depende das águas em que nadam, de acordo com um relatório da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos.
Outras fontes
olgakr/iStock/Getty Images
Um ovo grande contém cerca de 12 microgramas de iodo. Os legumes também têm iodo — cerca de 32 microgramas em uma por porção de meia xícara de feijão branco, por exemplo. Como o solo pode estar cheio de iodo, os legumes que crescem nele, como batatas, podem conter iodo. O nível de iodo varia de acordo com seu teor no solo na área geográfica determinada onde cresce o vegetal. Descascar os vegetais de raiz antes de cozinhá-los pode diminuir o teor de iodo.
Referências
Sobre o Autor
Rachel Nall began writing in 2003. She is a former managing editor for custom health publications, including physician journals. She has written for The Associated Press and "Jezebel," "Charleston," "Chatter" and "Reach" magazines. Nall is currently pursuing her Bachelor of Science in Nursing at the University of Tennessee.
Créditos Fotográficos
OJO Images/OJO Images/Getty Images