Como amaciar blusas de lã

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Muitas pessoas possuem um suéter, boina ou chapéu de lã no armário que adoram, mas não usam mais porque coçam ou estão desconfortáveis. A textura da lã pode ficar dura e áspera após anos de uso e lavagens. Existem diversos itens novos e outros comprovadamente eficazes no mercado feitos para amaciar a lã, mas você também pode obter o mesmo efeito se colocar o item de molho em uma solução leve de condicionador comum e água.

Passo 1

Primeiro, lave a lã em água morna e xampu para remover qualquer sujeira ou poeira. Os xampus são formulados especialmente para fibras à base de proteína, como cabelo humano e lã, e é mais gentil que o sabão. Lave o item submergindo e fazendo movimentos cíclicos. Não torça ou esfregue a superfície para não deformar.

Passo 2

Enxague a lã em uma água limpa e morna na mesma temperatura. A variação de temperatura pode fazer que vestimentas de lã, como chapéus se deformem. Você pode acrescentar 1 colher de sopa de vinagre para enxaguar e auxiliar na remoção de qualquer resíduo (opcional).

Passo 3

Encha novamente a pia com água morna e acrescente uma colher de sopa de condicionador. Mexa a água para que o condicionador se misture bem à água.

Passo 4

Coloque a lã na solução e gentilmente submerja o item, mexendo com a mão por dois minutos para que absorva a solução. Se o item de lã for um chapéu ou uma trama fina, não esfregue ou agite rudemente, pois se o fizer pode danificar a textura. Remova o item de lã.

Passo 5

Encha a pia com água morna novamente (mesma temperatura de antes). Enxague gentilmente, usando o mesmo processo de submersão e agitação. Remova o item da água.

Passo 6

Seque o item rolando gentilmente em uma toalha seca, pressionando com os dedos para remover o excesso de água. Repita o processo, usando uma toalha nova se necessário, até que tenha removido tanta água quanto possa. Não torça com as mãos ou o material pode deformar.

Passo 7

Retire da toalha. Se o item for um chapéu, acerte o formato gentilmente com as mãos e coloque sobre uma toalha limpa para que seque.

Mais recentes

×