Como assar uma perna de veado

••• Venison roast with roasted potatos - close -up image by Elzbieta Sekowska from Fotolia.com

Você pode assar a perna inteira de um veado em um forno em casa, sem secar a carne. A perna contém muitos dos músculos que o animal usa para correr e pular. A carne magra desta peça pode rapidamente ficar seca e dura, se cuidados especiais não forem tomados. Uma camada de gordura temperada segura sua umidade e dá mais sabor ao alimento.

Passo 1

Enxague a perna de veado em água fria corrente. Seque com papel toalha. Se a carne foi tirada recentemente da geladeira, deixe-a coberta com papel toalha por uma hora para deixá-la na temperatura ambiente.

Passo 2

Aqueça o forno a 200 ºC. Tempere generosamente a superfície de toda a perna com sal e pimenta. Ervas frescas ou secas como tomilho, orégano ou salva também podem ser usados na superfície da carne.

Passo 3

Coloque a perna temperada no cavalete e desça-a para a assadeira. Deslize a assadeira na grade central do forno. Cozinhe por 20 minutos.

Passo 4

Vire a carne e coloque de volta na assadeira. Pinças de grelha tornam esse trabalho fácil sem perfurar a carne. Cozinhe por 20 minutos.

Passo 5

Remova a assadeira do forno. Reduza a temperatura para 120 ºC.

Passo 6

Coloque fatias de bacon na superfície da carne em uma única camada. Preencha o espaço da assadeira com vegetais cortados. Adicione uma xícara de líquido (cerveja, vinho ou caldo vegetal) à eles para umidade extra e sabor.

Passo 7

Sele a assadeira com uma folha de papel alumínio. Amasse as bordas dele para aprisionar o vapor. Deslize a assadeira selada na grade central do forno a 120 ºC. Cozinhe por 90 minutos.

Passo 8

Enfie um termômetro de forno na parte mais grossa da carne sem tocar no osso. Remova o papel alumínio quando a peça atingir a temperatura interna de 54 ºC ou mais alto.

Passo 9

Mova a assadeira para a grelha mais alta no forno. Aumente a temperatura para 175 ºC para terminar de assar e torrar o bacon.

Passo 10

Faça leituras com o termômetro de forno a cada 15 minutos, até que a temperatura desejada seja alcançada. 62 ºC é ao ponto, 65 ºC é mais ou menos passado e 71 ºC é bem passado. Remova a carne e deixe descansar por 20 minutos.

Passo 11

Cubra a carne que está descansando com o papel alumínio para aprisionar o vapor que ela solta. Corte-a perpendicularmente aos nervos, em fatias finas com uma faca longa e afiada.

Mais recentes

×