Como fazer um bolo em formato de pirâmide

••• Comstock Images/Stockbyte/Getty Images

Um bolo em formato de pirâmide pode ser um adicional perfeito para uma festa egípcia. Fazer um bolo desse formato requer tempo e esforço, mas é mais fácil do que parece. Esse bolo necessita de duas camadas e glacê. O glacê, que deve ter consistência parecida com o usado por padeiros profissionais, necessita ser espesso, para que as camadas do bolo permaneçam juntas. Se não souber como fazer esse glacê, ele pode ser comprado em padarias.

Passo 1

Asse e deixe esfriar os bolos em formatos retangulares. Corte-os horizontalmente ao meio com uma faca afiada para criar duas partes de mesmo tamanho. Enrole as metades em plástico e coloque-os no freezer por pelo menos 24 horas.

Passo 2

Desenrole os bolos congelados e coloque-os em uma superfície plana. Enrole um grande pedaço de papelão com papel alumínio. Aplique uma camada de glacê do tamanho de uma das metades do bolo no centro do papelão.

Passo 3

Coloque a primeira metade, virada para baixo, na parte com glacê do papelão. Adicione uma grande camada de glacê ao bolo, e então empilhe a outra metade, virada para cima. Repita esse padrão com as outras duas camadas de bolo.

Passo 4

Encontre o centro do topo do bolo, furando gentilmente com uma faca para marcar o local. Coloque uma cavilha verticalmente pelo centro, usando uma marreta pequena para bater vagarosamente. A cavilha dará ao bolo suporte durante e após o processo da escultura.

Passo 5

Come a esculpir o bolo. Comece no centro do topo do bolo (onde foi colocada a cavilha), use uma faca com uma lâmina fina para esculpir o primeiro lado em um ângulo que seja estreito no topo e largura máxima na base. Use movimentos de serra de vai e vem para cortar o bolo, praticamente raspando no formato.

Passo 6

Repita o processo de corte para os outros três lados do bolo. Não se preocupe em fazer o topo da pirâmide perfeitamente pontudo; deixe um pouco plano, e então preencha a ponta com glacê quando estiver terminado de esculpir. Isso ajudará a pirâmide a manter a estabilidade.

Passo 7

Aplique glacê em todos os lados do bolo, usando-o para deixar o topo perfeitamente pontudo. Decore o bolo como desejar.

Mais recentes

×