Como bordar letras a mão

••• Fotolia.com

Bordar letras a mão é uma atividade útil para adicionar monogramas para itens como roupa de cama e vestuário, e dar a eles um distinto toque personalizado. Caso opte por bordar as letras a mão, você encontrará um processo simples e satisfatório. O bordado a mão é uma antiga habilidade que foi substituída em grande parte pelas máquinas. Quando você borda sobre uma toalha ou um guardanapo, o resultado tem uma qualidade personalizada e orgânica que não pode ser comparada a uma costura feita a máquina.

Passo 1

Selecione uma fonte para as letras. Se estiver criando um monograma, por exemplo, você normalmente usará uma fonte de script. Veja as fontes disponíveis no seu computador abrindo o programa de processamento de texto. Quando encontrar uma fonte de que goste, experimente-a para determinar o melhor tamanho, baseado na escala do seu item. Imprima as letras necessárias no tamanho adequado.

Passo 2

Transfira as letras para a roupa de cama usando papel vegetal. Determine o posicionamento desejado para as letras e coloque o tecido no bastidor de bordado em torno deste ponto. Coloque o papel vegetal voltado para baixo sobre o tecido e coloque as letras impressas sobre o papel vegetal. Trace sobre as letras cuidadosamente com um lápis para transferir o modelo.

Passo 3

Escolha a cor do fio de bordado para começar a preencher as letras com pontos de cetim. Passe a agulha com essa cor e não amarre o segmento no final.

Passo 4

Costure o ponto cheio, trazendo a agulha em um lado do contorno da primeira letra, tomando cuidado para não puxar o fio através do tecido. Insira a agulha para baixo no tecido diretamente em todo o contorno da letra. Passe a agulha de volta através do tecido ao lado do ponto que você trouxe inicialmente. Repita o ponto cheio para preencher os espaços abertos de cada letra. Trabalhe o final do fio através de seu trabalho finalizado para fixar. Mude as cores do fio de bordado conforme desejar.

Passo 5

Faça um contorno em volta de cada letra depois de completar o ponto cheio. Use a mesma cor ou um fio de bordado de cor contrastante.

Passo 6

Remova o bastidor de bordado e pressione o tecido, se necessário, para terminar.

Mais recentes

×