Como fazer um bosque no seu jardim

••• flashfilm/Photodisc/Getty Images

Se você deseja privacidade de uma rua movimentada e vizinhos barulhentos ou apenas quer criar um maravilhoso bosque ao redor de sua casa, é possível transformar seu jardim em uma floresta virtual através da escolha de árvores e plantas que crescerão na área. Não será difícil plantá-las se o seu solo for propício ao crescimento de plantas, mas existem coisas a serem consideradas antes de pegar sua pá.

Passo 1

Receba a permissão, se necessário. Na maioria dos lugares, um proprietário pode plantar qualquer tipo de árvore em seu quintal sem repercussões. No entanto, algumas comunidades restringem o plantio em servidões ou sob fios de eletricidade. Além disso, se você vive em um bairro com a Associação do Proprietário, obtenha a permissão por escrito com antecedência, ou a associação pode votar mais tarde para fazer você cortar suas árvores.

Passo 2

Esboce o projeto para o seu quintal antes de começar o plantio. Faça provisões para caminhos ou calçadas e para quaisquer outros objetos que desejar. Como as árvores crescem, a vista da sua casa vai mudar, assim como seu quintal, então pense no futuro e planeje a área de plantio com cuidado.

Passo 3

Prepare o solo onde as árvores irão crescer. Se você tem um gramado, o solo provavelmente deve ser fértil alguns cm abaixo. Enquanto você pode plantar suas árvores nele, o solo na maioria das florestas é grosso e com adubo orgânico, permitindo que novas raízes de árvores se desenvolvam rapidamente. Se o seu solo for compactado ou à base de argila, considere trazer uma grande quantidade de adubo e misturá-lo ao mesmo.

Passo 4

Escolha as suas árvores, determinando quais são nativas de sua área. Isso significa que você deve escolher árvores que cresçam naturalmente aonde você mora. Além disso, a maioria dos bosques ou florestas possuem árvores na posição vertical em oposição à outros tipos de natureza. A escolha é sua, mas plantar árvores que crescem para cima em vez de para os lados, como álamo e o choupo branco, dará uma vista mais arborizada.

Passo 5

Selecione árvores em vários estados de crescimento. Bosques naturais apresentam árvores maduras e mudas crescendo abaixo da cobertura da floresta. Selecione algumas árvores-chave que são tão grandes quanto você pode pagar e transplante-as nas áreas escolhidas de seu quintal. Preencha os espaços entre elas com árvores um pouco menores e, finalmente, plante pequenas mudas para criar um ciclo natural de um bosque.

Passo 6

Para obter árvores de qualidade a um custo reduzido, compre-as a partir de um programa de reflorestamento ou de alguma ONG que trabalha com isso. Esses programas, muitas vezes geridos pelos serviços florestais do Estado, oferecem árvores ao público a preços reduzidos. (Consulte Recursos)

Passo 7

Considere a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento para fornecer água para as suas árvores jovens. Uma vez que elas se estabilizarem, você pode retardar ou interromper a irrigação para incentivar um habitat de bosque natural em seu quintal.

Mais recentes

×