×
Loading ...

Como calcular perda de energia elétrica

A quantidade de energia que pode ser transmitida através de um material é limitada por vários fatores, incluindo o material em si e a temperatura do meio ambiente. Esta limitação é observada como uma diminuição no poder da origem para o destino, chamada perda de energia ou queda de tensão. Ela pode ser um valor relativamente difícil de se obter, dependendo da composição e do ambiente físico do circuito. No entanto, o cálculo básico é muito simples e, uma vez entendido, pode ser utilizado para extrapolar a perda de energia para qualquer ambiente ou variáveis.

Instruções

Faça o calculo básico da queda de tensão (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)
  1. Registre a quantidade de energia ou potência ("P") exigida pelo seu destino, encontrada através da multiplicação da corrente ("i") pela tensão ("V") de seu circuito. Isto lhe dará pelo menos dois terços da seguinte equação: P=I*V Esta equação é a base de cálculo da perda de energia.

    Loading...
  2. Determine a resistência total ("R") do seu circuito utilizando a seguinte equação: R=ρL/A (segunda lei de ohm) O "ρ" (se pronuncia "rô") é o coeficiente de resistência, medido em ohms e determinado pelo uso de um gráfico de resistividade, tal como o fornecido na seção "Recursos". O "L" é o comprimento do cabo ou do fio usado no circuito, em metros. O "A" é a área de uma seção transversal do cabo ou fio, em metros quadrados.

  3. Calcule a perda de energia como o quadrado da sua corrente multiplicado por sua resistência calculada: P(perda)=I²R Usando o Passo 1, você pode substituir o "I", deixando uma equação: P(perda)=P²R/V ² Isto representa um axioma fundamental da teoria elétrica: a perda de energia é inversamente proporcional à tensão.

  4. Coloque os seus valores determinados em uma calculadora para apresentar a sua perda de energia no valor decimal, em seguida multiplique por 100 para determinar o seu percentual.

Loading...

Dicas

  • A perda de energia não deve ser superior a 5% para sistemas de corrente alternada.
  • Devido à complexidade dos ambientes e temperaturas, você pode querer usar uma calculadora de perda de energia, como as duas na seção "Recursos", para obter resultados mais precisos.

Aviso

  • Os erros de cálculo da perda de energia podem causar falhas em sistemas críticos durante picos de energia.

O que você precisa

  • Calculadora (opcional)

Recursos

Loading ...
Loading ...