Como fazer um canivete

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Um canivete é um tipo de faca dobrável que tem uma característica especial: um mecanismo de tranca que segura a faca firmemente no cabo quando a lâmina está estendida. A tranca pode ser solta para fechar a faca pressionando a alavanca com mola na borda superior do cabo. Este projeto é um design moderno, suave e fino no qual os elementos são tão simples quanto possíveis para estampagem das peças.

Passo 1

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Procure um modelo simples na internet para usar como guia de corte e imprima em papel. (Aumente a imagem clicando com o botão esquerdo em cima dela. Clique com o botão direito na imagem maior e selecione no menu que aparecer: "Salvar figura como". Salve na sua área de trabalho ou pasta de sua preferencia. A imagem salva pode ser aberta em um programa de imagem e impressa).

Passo 2

Corte os formatos individuais das partes no papel e cole-as na sua folha de metal usando cola para borracha. A lâmina, trava e espaçador são todos cortados da mesma folha de metal. Corte o metal seguindo as linhas de perto, exceto nas bordas da trava e a ponta da lâmina, onde elas vão se interlaçar. Deixe uma sobra de metal extra nas pontas interligáveis (cerca de 16 mm), para que, depois, você possa afiar e lixar o excesso, para que caiba perfeitamente entre a ponta da lamina e a trava.

Passo 3

Cole os modelos de papel na folha de bronze e corte-os cuidadosamente. Corte também o formato da mola do comprimento certo para caber no espaçador e prender na trava.

Passo 4

Faça buracos sobre os círculos negros nos modelos. Escolha uma furadeira que seja do mesmo diâmetro que as hastes que você escolheu, como pinos que segurarão a montagem.

Passo 5

Lixe e afie as pontas interligadas da ponta da lamina e trava, checando periodicamente para certificar se os ângulos e superfícies estão iguais. Quando as partes se encaixarem perfeitamente, a lâmina pode ser afiada usando esmeris e lixas de metal. (Neste ponto, a lâmina pode ser endurecida e temperada se você quiser).

Passo 6

Monte todas as partes juntas como mostra a figura. Corte os pinos do mesmo comprimento que a espessura das partes a serem montadas. Finalize a montagem com os pinos. A mola cabe dentro ranhura no espaçador e pressiona para cima a trava. Aperte as peças montadas e lixe a superfície das placas laterais e de quaisquer pinos protuberantes, até que fiquem lisos.

Passo 7

Corte o acrílico ou material do cabo. Ele será do mesmo formato que as placas laterais de bronze (mas sem buracos). Use epóxi para colar o material diretamente às placas e deixe que endureça. Depois lixe e chanfre as bordas do material

Passo 8

Com alguns toques de finalização, como polir a lâmina com lixa de papel, afiar com uma pedra de amolar e lubrificar a junta, seu canivete estará completo e pronto para usar

Mais recentes

×