Causas de dor na próstata ao sentar

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A dor na próstata ao sentar é mais comumente associada com a inflamação dessa glândula, ou prostatite. De acordo com o site Prostatitis Foundation, a dor ou o desconforto entre o pênis e o reto (períneo), como se estivesse se sentando sobre uma bola de golfe ou algo afiado, é um sintoma marcante de prostatite.

Infecção bacteriana

bacteria, image by chrisharvey from Fotolia.com

De acordo com Fundação da Associação Americana de Urologia, a prostatite pode ser tanto de causas bacterianas como não bacterianas. A infecção bacteriana aguda (temporária) e crônica (em curso) ocorre como resultado do refluxo de urina nos ductos prostáticos. Ela não é uma doença sexualmente transmissível ou contagiosa. Seja aguda ou crônica, a inflamação resulta em sensibilidade aumentada e inchaço, o que pode causar dor na próstata ou no períneo. De acordo com o Dr. Daniel Shoskes, o estudo de coorte de prostatite crônica descobriu que os pacientes que escolhiam a posição sentada como uma forma de lidar com a dor eram os que mais desenvolviam dor prostática incapacitante.

Infecção não bacteriana

bicycle racer image by jimcox40 from Fotolia.com

A prostatite não bacteriana ou síndrome da dor pélvica crônica é o tipo de prostatite mais comum. A Fundação da Associação Americana de Urologia diz que as causas da infecção não bacteriana são desconhecidas. Teorias incluem infecções persistentes por organismos como Chlamydia, que não são usualmente encontradas na próstata, inflamação devido à resposta do sistema imune às lesões ou infecções prévias, ou espasmos musculares na pelve que irritam a próstata. Tudo isso pode causar aumento de sensibilidade ou desconforto no períneo, que pode ser agravado por longas horas na posição sentada ou atividades que exerçam pressão sobre o local, como ciclismo.

Nervo comprimido

O nervo pudendo inerva as genitais de homens e mulheres, assim como o reto inferior e o períneo. Em um artigo do American Journal of Roetgenology, do Departamento de Radiologia de Mayo Clinic, um nervo pudendo comprimido é uma causa reconhecida de dor perineal crônica, que é agravada ao sentar e aliviada ao levantar. Os sintomas são similares ao da prostatite não bacteriana crônica. Como consequência, pode ser difícil fazer o diagnóstico diferencial entre compressão do nervo pudendo e prostatite.

Mais recentes

×