Como colher sementes de chia

••• David McNew/Getty Images News/Getty Images

No início do século 16, Hernando Cortez estava determinado a destruir a pequena semente de chia, que os astecas acreditavam dar-lhes energia mística. Cortez começou a queimar acre após acre das plantações de chia. Ele conquistou o México, assim como todo o império asteca. Mais de 500 anos depois, a semente que julgavam perdida está sendo cultivada mais uma vez. Você mesmo pode cultivá-la e aproveitar esta supersemente fresquinha do seu jardim.

Passo 1

No fim da primavera ou início do verão, observe as características físicas da sua plantação de chia. Plantas maduras podem crescer de três a quatro centímetros em tempo seco e podem chegar a uma altura de 60 centimetros em ótimas condições de drenagem, luz solar total e bastante água. As folhas devem ser verde escuro, grossas e enrugadas. Cada folha deve ter lóbulos profundos com uma fina camada de pelos cinzas e finos na superfície. As plantas devem ter muitos pés crescendo de sua base. As flores bilabiadas devem variar de azul-claro a azul-índigo. Cada flor deve ter 13 sementes pequenas e chatas, medindo de 1,5 a 2 milímetros.

Passo 2

No final do verão, procure por grupos de sementes prontos para serem colhidos. Nesta época, as flores de chia devem ter amarelado e secado. Segure o recipiente plástico com uma mão e bata com a outra mão nos grupos de semente com um batedor ou um mata-moscas de plástico novo. Faça com que as sementes caiam no pote.

Passo 3

Forre uma bandeja grande e rasa com uma tela metálica fina e peneire as sementes para remover palha, partes de insetos, sujeira e qualquer outro detrito. Transfira as sementes da bandeja para uma grande tigela plástica com bico. Despeje as sementes da tigela em um saco com fecho zip e ponha na geladeira.

Mais recentes

×