Você pode congelar a berinjela?

••• Alan Smithee

Você pode e deve congelar berinjelas se quiser preservá-las frescas por mais tempo. A berinjela é usada em algumas receitas especialmente deliciosas de uma variedade de culturas. É versátil e pode ser cozinhada em um refogado simples ou uma moussaka elaborada. Infelizmente, a berinjela não permanece fresca durante muito tempo na geladeira — 14 dias no máximo. A única maneira confiável para armazená-la é congelada no freezer.

Passo 1

Alan Smithee

Escolha berinjelas que estejam mais maduras o possível. Você pode testar isso pressionando firmemente a berinjela com o indicador ou polegar. Se estiver madura, a casca vai afundar um pouco e depois, quando você remover o dedo, voltar ao normal. Se a casca da berinjela não ceder, então ela ainda não está madura. Se ela afunda, mas não volta ao normal, ela já passou do ponto.

Passo 2

Alan Smithee

Para preparar a berinjela, com ou sem casca, comece lavando-a. Corte as duas extremidades e corte o restante da berinjela em fatias de 0,8 ou 1,25 cm. Não espere muito tempo até o próximo passo ou suas fatias começarão a ficar marrom.

Passo 3

Alan Smithee

O escaldamento evita que a berinjela perca a cor. Coloque as fatias em água fervente. Adicione ½ xícara de suco de limão fresco ou engarrafado. Deixe que as fatias permaneçam na mistura de suco de limão e água por quatro minutos.

Passo 4

Alan Smithee

Retire as fatias de berinjela da água fervente e coloque-as em água gelada até que elas esfriem completamente, o que leva cerca de cinco minutos.

Passo 5

Alan Smithee

Escorra e seque as fatias. Coloque papel de congelador entre as fatias e coloque-as em sacos Ziplock ou outro recipiente adequado. Recomendações de especialistas variam sobre o tempo de armazenamento para berinjela congelada. A maioria sugere seis a nove meses em um congelador de geladeira normal e mais tempo em um freezer.

Mais recentes

×