Como congelar seitan
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Seitan, também conhecido como glúten ou carne de glúten, é uma carne vegetariana geralmente feita de glúten. Casas de artigos saudáveis vendem o seitan semi-pronto, mas muitas pessoas que o usam, o fazem em casa. Ele pode ser congelado, portanto cozinheiros podem fazer grandes quantidades e congelá-los para usar mais tarde.
Preparação
O seitan precisa ser bem cozido antes de ser congelado. O produto cru não congela tão bem quanto o cozido. Prepare-o misturando água, farinha de feijão, farinha de glúten vital, levedura nutricional e temperos de acordo com sua receita. Depois de amassar a mistura e deixar descansar, corte em pedaços e ferva em caldo vegetal por 30 a 60 minutos, dependendo do tamanho das peças. Esfrie.
Empacotando
O seitan pode ser congelado em caldo ou em bifes. Para congelá-lo em seu caldo, coloque-os em um recipiente de vidro ou plástico com uma tampa bem apertada. Esfrie-os a temperatura ambiente até que estejam abaixo de 38 °C. Coloque o frasco na geladeira da noite para o dia e depois mova-o para o congelador. Para congelar os bifes, espere até que eles tenham esfriado o suficiente para tocá-los e envolva-os individualmente em papel de cera. Coloque os pacotes em um saco plástico vedado e coloque-os no congelador imediatamente.
Cronograma
Os bifes de seitan são melhores se comidos com até três meses da preparação, embora sejam seguros de consumir indefinidamente se armazenados abaixo de -17 °C. Embora o congelador, geralmente, não fique tão frio assim, um congelador fundo separado o faz. Para resultados melhores, faça seitans suficientes para durarem três meses e substitua-os com novos quando tiver comido todos.
Descongelamento
Descongele o seitan completamente antes de usá-lo em receitas. Para os bifes, descongele de um dia para outro na geladeira. Quando congelado no caldo, levará muito mais tempo para descongelar porque ele se torna um grande bloco de gelo. Espere cerca de 24 horas de descongelamento para cada quarto do recipiente. Você também pode fazê-lo no micro-ondas, mas se o fizer, prepare-o e sirva-o imediatamente.
Referências
- Ellen's Kitchen: Prato principal vegetariano [em inglês]
- "O prazer de cozinhar"; Irma S. Rombauer; 2006 [em inglês]
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images