Dicas para desidratar batatas

Faça o jantar mais rápido usando batatas desidratadas para acompanhamentos rápidos

ITStock Free/Polka Dot/Getty Images

A desidratação é um método útil para armazenar batatas a longo prazo ou preparar pratos com antecedência que podem ser terminados rapidamente. A desidratação remove o líquido do item que está sendo seco, então adicionar líquido à batata desidratada faz com que ela volte a ter sua umidade inicial e possa ser utilizada.

Descascamento

Descascar é uma etapa opcional na desidratação de batatas, mas se você pretende fazer algo que não envolva as cascas como um purê, é melhor descascá-las antes de começar a desidratar. Depois que estiverem desidratadas as cascas são extremamente difíceis de se remover, até mesmo depois da umidade ter sido devolvida.

Corte

Corte as batatas em cerca de 0,3 de espessura. Fatias grossas levam mais tempo para desidratar e cozinhar. Certifique-se que as fatias estejam iguais, ou terá que desidratá-las em tempos diferentes. Você pode usar uma lâmina de corte em um processador de alimentos para cortá-las igualmente.

Precozimento e desidratação

Antes de desidratar é preciso branquear as batatas. Ferva água e cozinhe as fatias em aproximadamente oito minutos. Não cozinhe até ficarem macias. Coloque-as em uma tigela com água e gelo imediatamente após o cozimento para resfriá-las. Espalhe as fatias na bandeja do desidratador, que foi pulverizada com óleo vegetal para que não se sobreponham, e desidrate de acordo com as recomendações do fabricante. Elas devem estar crocantes e não-flexíveis ao serem removidas do desidratador.

Armazenamento

Deixe as batatas esfriarem completamente antes de guardá-las. Coloque-as em recipientes herméticos para mantê-las por até um ano. Você pode guardar porções em um frasco com outros ingredientes secos para um prato específico e rotular o frasco com os ingredientes úmidos que precisará adicionar para preparar o prato.

eHow Brasil
×