Como consertar a barra de uma motoserra Stihl quando a bomba de óleo não funciona corretamente

••• chainsaw image by Horticulture from Fotolia.com

A motoserra Stihl, tem uma bomba de óleo que alimenta a barra durante o corte. Ela fica ligada a embreagem, que precisa ser movida pelo motor a uma velocidade determinada para o processo acontecer. Quando a bomba não funciona corretamente, a barra recebe pouca lubrificação, o que pode causar uma fricção excessiva na ponta e no motor. Para maximizar o desempenho da motosserra, é necessário que a corrente esteja bem lubrificada.

Passo 1

Verifique se o lubrificador está bem ajustado. Ele fica na parte inferior da serra e é identificável por uma imagem com um sinal de mais e de menos com uma pequena lata de óleo ao lado.

Passo 2

Aumente o volume de óleo girando o parafuso no sentido anti-horário. Ligue a serra e segure a ponta da barra cerca de 2,5cm de distância de um pedaço de madeira. Solte o acelerador e veja se há óleo espirrado nela.

Passo 3

Use a chave inglesa para soltar os parafusos da tampa da embreagem e a chave de fenda para o parafuso de tensão da barra. Retire a tampa, a barra e a corrente que fica nela.

Passo 4

Remova a tampa do reservatório de óleo com a chave de fenda. Use o canto afiado dele para limpar o encaixe guia da barra. Insira a tampa do reservatório na parte superior da barra e raspe por todo o comprimento da barra. Repita esse processo até que você consiga deslizar suavemente nos dois lados e não haja mais óleo, sujeira e serragem no encaixe.

Passo 5

Puxe o conector de borracha da vela de ignição e insira o suficiente da corda de arranque no eixo aberto para impedir que o pistão se mova. Isso permitirá que você remova o conjunto de embreagem e procure o defeito na bomba de óleo da serra.

Passo 6

Usando a chave de fenda tire o clipe em E (arruela de segurança) do rolete. Remova os dois, a arrulela e também o tambor da embreagem .

Passo 7

Tire a embreagem com a ferramenta de remoção. As embreagens das serras Stihl, travadas pelo lado esquedo; gire o parafuso no sentido horário para retira-las. Solte a cinta de freio da corrente que fica acima da embreagem com a chave de fenda e remova-a.

Passo 8

Solte os parafusos de montagem da bomba de óleo, que ficam por baixo do conjunto da embreagem. Tire-a do virabrequim, deslizando com cuidado para fora.

Passo 9

Desparafuse a bomba com a chave de fenda para desmontá-la. Separe da carcaça, a engrenagem sem-fim, a mola, o bujão e o êmbolo. Limpe todas as peças com gasolina, escova de aço e pano. Mantenha as que não estiverem quebradas ou danificadas e substitua as que estiverem.

Passo 10

Remonte a bomba de óleo ou use o kit novo, se a maioria das peças precisarem ser trocadas. Use o sistema de lubrificação do motor para lubrificar a engrenagem, a mola e o bujão.

Passo 11

Reconecte as partes da serra seguindo estes passos na ordem inversa.

Mais recentes

×