Como cortar um prato de porcelana

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Não jogue fora aquele prato de porcelana quebrado ou rachado, pois é possível transformá-lo em outra coisa. Com apenas algumas ferramentas, ele pode ser transformado em uma obra de arte. É possível cortar o material em formatos como borboletas ou corações para peças específicas de joias. Caso você tenha muitas peças de porcelana, corte-as em formatos aleatórios, criando um mosaico.

Passo 1

Compre uma ferramenta rotatória de corte de cerâmica ou diamante. Caso você não tenha muito dinheiro, compre uma serra rotatória, pois é mais barata.

Passo 2

Corte ao redor da área de seu ponto focal. Caso não queira preservar nenhuma área específica, corte a porcelana em diversos pedaços menores. Mantenha a peça grande o suficiente para a forma desejada.

Passo 3

Desenhe a forma desejada na peça de porcelana com uma caneta com ponta de feltro, mas não utilize um marcador permanente, pois a tinta pode não sair depois. Não toque a tinta no prato para não apagá-la. Caso você vá fazer um mosaico, corte as peças aleatoriamente nas formas que quiser, sem padrão.

Passo 4

Corte o contorno da forma desenhada com o alicate, no sentido horário. Não tente remover grandes pedaços de uma vez, pois você corre o risco de quebrar a porcelana. O topo da forma é a parte mais complicada de cortar, então, utilize a ponta do alicate, no sentido anti-horário. Isso reduzirá o risco de quebrar a porcelana.

Passo 5

Lave a peça de porcelana com água para remover a tinta. Tome cuidado para não se cortar e seque as peças com uma toalha.

Passo 6

Lixe as bordas com uma lixa de papel de nº 220 para torná-las suaves. Isso também ajudará a endireitar lados que possam ter ficado tortos durante o processo do corte.

Mais recentes

×