Como cozinhar massa de lasanha al dente

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A expressão al dente refere-se ao ponto aplicado na massa, arroz ou vegetais e significa que o alimento deve ser cozinhado até que retenha firmeza suficiente para oferecer um pouco de resistência à mordida. O centro da massa ao dente não deve ficar muito duro, mas nem muito mole ou sem consistência. O método recomendado para cozinhar massa de lasanha al dente é um pouco diferente do utilizado para outros tipos de massa, como o espaguete.

Passo 1

Ferva 6 L de água com sal e 2 colheres de sopa de azeite em uma panela grande sobre o fogo alto. Mesmo que adicionar óleo à água para ferver massas não seja recomendado já que previne que o molho crie aderência a ela, a massa comprida e plana da lasanha é uma exceção à regra. O azeite evita que a massa grude uma na outra.

Passo 2

Adicione a massa de lasanha à água fervente, mexendo e permitindo que ela volte a ferver. Sua receita pode pedir um pacote de 900 g de massa para lasanha ou parte dele.

Passo 3

Cozinhe a massa de lasanha por cerca de oito a 10 minutos, parcialmente tampada e mexa algumas vezes.

Passo 4

Teste o ponto da massa removendo um pedaço antes que o tempo de cozimento termine e mordendo-o. A área esbranquiçada no centro da massa não cozida deve desaparecer quando ela estiver pronta.

Passo 5

Escorra a massa de lasanha al dente usando um escorredor de macarrão para remover a água ou tire as massas da água, uma de cada vez. Também é possível remover a massa de lasanha cozida da água quente com uma escumadeira de metal e colocá-la em uma tigela de água com gelo até que esfrie. Em seguida, disponha os pedaços da massa em camadas, separando com panos de prato úmidos em uma assadeira até que chegue a hora de montar o refratário de lasanha.

Mais recentes

×