Como cozinhar pernil em uma panela elétrica

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Seja durante as férias ou qualquer evento familiar de fim de semana, todo mundo espera pelo momento em que um pernil suculento é colocado no centro da mesa. Não é necessário ser um grande cozinheiro para fazer essa carne saborosa; tudo que é preciso é um pouco de paciência e informações sobre o tempo de cozimento.

Passo 1

Determine o tempo de cozimento. Os pernis crus devem ser assados por 20 minutos a cada 450 g de carne. Pese-o, divida por 450 g e multiplique por 20. Por exemplo, um presunto de 2.700 g deve assar por 120 minutos, o equivalente a duas horas. Além disso, a carne crua deve atingir uma temperatura interna de 70ºC. Ele deve ser retirado do forno a 68ºC e, depois de assentado, a temperatura interna aumentará para 70ºC, momento em que estará pronto para servir e comer.

Passo 2

Prepare o pernil. Deixe-o repousar à temperatura ambiente durante cerca de duas horas antes de assá-lo e corte o excesso de gordura. Entretanto, deixe um pouco dela para dar mais sabor e ajudar a manter a umidade dentro da carne à medida que cozinha. Coloque a grade para carne na parte inferior da assadeira profunda e posicione o presunto sobre ela, de modo que a parte com gordura fique virada para cima. Por fim, despeje a lata de coca-cola e 4 xícaras de água no fundo da assadeira.

Passo 3

Asse o pernil pela quantidade de tempo calculada e use o termômetro para verificar a temperatura interna da carne durante a última hora de tempo de cozimento, a fim de garantir que ela passe do ponto.

Passo 4

Despeje a calda sobre o pernil. Quando estiver faltando 30 minutos para terminar o cozimento, use um pincel para cobrir a parte superior da carne com xarope de bordo. Em seguida, feche o forno e deixe o pernil absorver o sabor. Retire-o do calor e deixe-o descansar até atingir a temperatura interna de 70ºC. Passe a carne da assadeira para um prato oval, corte fatias da espessura desejada e sirva.

Mais recentes

×