×
Loading ...

Cuidados com panelas de estanho

Embora possa não ser o tipo mais comum de utensílios de cozinha, o estanho é usado em frigideiras, panelas, e assim por diante. O estanho é um metal prateado, macio e maleável, por vezes é utilizado como o composto de metal para panelas, mas mais frequentemente para o revestimento da superfície de outros metais ou ligas. Os benefícios do estanho incluem que ele não é reagente aos alimentos ácidos, é resistente à ferrugem e é facilmente reparado a baixo custo.

Instruções

Uma vantagem de estanho é que ele não enferruja (cooking image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)
  1. Mantenha a panela de estanho limpa. É importante mantê-la limpa, porque, além das preocupações sanitárias óbvias, uma descoloração real pode sinalizar a necessidade de substituir ou renovar os utensílios de cozinha. Lave com água e sabão ou um detergente suave e use um pano de prato ou uma esponja macia para não riscar o revestimento. Abstenha-se de limpar panelas de estanho com produtos de limpeza e detergentes que tenham uma alta concentração de alcalinos livres. O estanho reage ao tri-fosfato de sódio, meta-silicato e cloro, portanto, evite o uso de produtos que contenham estas substâncias químicas. Isso ajudará a conservar seus potes e panelas de estanho. Seque bem após a lavagem.

    Loading...
  2. Evite a ebulição excessiva ou cozimento até um ponto em que toda a água evapore e os resíduos queimados apareçam. Fazer isso pode derreter o estanho, que tem um ponto de fusão mais baixo (230ºC) do que outros metais. A maioria das receitas de forno não darão problema, mas evite o uso de panelas de estanho para cozinhar diretamente no fogão a menos que haja um líquido para absorver o calor.

  3. Utilize somente utensílios de madeira ou plástico para evitar arranhar a superfície da panela. Isso é especialmente importante para os tachos e panelas revestidas com estanho.

  4. Reforme a superfície da lata quando ficar gasta. Panelas de cobre e latão são cobertas com um revestimento de estanho fino, porque a exposição direta a esses metais pode causar efeitos adversos à saúde. Se o estanho for usado para a camada metálica inferior, ou se houver sinais de ferrugem em qualquer lugar, reforme a panela com um profissional.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...