×
Loading ...

Como cultivar frutas cítricas em vasos

As frutas cítricas incluem limões, laranjas, limas e toranjas. Imagine colhê-las a partir de suas próprias árvores. Embora possa parecer impossível para aqueles que vivem em climas mais frios, é possível cultivá-las dentro de casa, desde que escolha-se a árvore adequada e mantenha-se uma rotina de cuidados. Mesmo que você não seja um ávido jardineiro, pode cultivar árvores cítricas em ambientes internos e usufruir da fragrância e sabor das frutas que elas produzem.

Instruções

Laranjeira (Nick White/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha uma árvore de fruta cítrica que se adeque bem a vasos e ambientes fechados. As espécies anãs são boas opções. Além disso, como precisam de menos luz, os cítricos azedos (como limão e lima) crescem melhor em um ambiente interno.

    Loading...
  2. Escolha um recipiente com furos de drenagem e uma bandeja para recolher o excesso de água. Certifique-se de que o vaso é grande o suficiente para o sistema radicular e algum crescimento. Quanto maior o vaso, mais a árvore crescerá.

  3. Coloque 2,5 cm a 5 cm de cascalho no fundo do vaso, para estimular a drenagem.

  4. Use terra adubada apropriada para frutas cítricas. Encha o recipiente com a terra até o ponto onde, ao colocar a árvore com as raízes, o topo do sistema radicular fique a cerca de 2,5 a 10 cm da borda do vaso.

  5. Coloque a árvore em pé e encha o espaço remanescente do vaso com a terra, firmando-a. Pode-se adicionar cobertura vegetal ou cascalho para deixar a árvore mais atrativa em sua casa.

  6. Posicione a árvore perto das janelas, preferencialmente no lado onde bater mais sol.

  7. Mantenha-a sempre regada. Não deixe a terra secar ou encharcar, o que pode causar o apodrecimento das raízes. Certifique-se de verificar com frequência o solo, de forma a manter a umidade adequada.

  8. Fertilize o solo usando um produto multiuso que contenha manganês, ferro e zinco. Repita cerca de quatro a seis vezes ao ano, seguindo as instruções do fabricante, pois o produto possui diferentes potências e taxas de liberação.

  9. Posicione a árvore ao ar livre em pleno sol na primavera. Se você vive em uma região com verões intensos, deixe o vaso em um ambiente externo após o inverno. Não esqueça de regá-lo.

  10. Leve a árvore de volta ao ambiente interno antes da primeira geada.

Loading...

O que você precisa

  • Árvore de fruta cítrica
  • Recipiente
  • Cascalho
  • Terra
  • Fertilizante
  • Água
Loading ...
Loading ...