Como cultivar grama em solo arenoso

É possível ter uma grama verde e viçosa mesmo em um solo arenoso

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Um gramado verde e saudável é o sonho de qualquer um que tenha quintal, mas que muitas vezes não é alcançado, já que muitas pessoas tentam cultivar uma grama espessa e verde sem muito sucesso. Uma das principais razões para isso é a preparação ruim que o solo recebe antes da plantação da grama, e um problema muito comum é ele ser muito arenoso para suportar uma grama saudável. O solo arenoso faz com que a água e os nutrientes necessários para as plantas sejam absorvidos muito rapidamente, portanto, se você quer cultivar grama num solo desse tipo, você antes precisa tomar medidas de fortalecimento da terra.

Step 1

Trabalhe para melhorar a condição do solo adicionando a matéria orgânica como o musgo, as folhas decompostas e o adubo.

Step 2

Acrescente terra comum de boa qualidade, para fortalecer e nutrir o solo. Compre a terra em um local bem conceituado, e faça perguntas sobre a quantidade de ervas daninhas que estão na terra que você comprar. Observe bem o que você está comprando e verifique o conteúdo do saco de terra quando ele chegar na sua casa, caso você peça para entregar.

Step 3

Aplique um fertilizante específico para grama com o auxílio de um borrifador, antes de plantar. Solos arenosos são naturalmente pobres em nutrientes, e sua grama precisará desse pontapé inicial.

Step 4

Revolva todos esses itens nos solo até uma profundidade de 2 m, usando um lavrador. Passe o lavrador várias vezes na mesma área, para misturar bem.

Step 5

Plante um tipo de grama que resista a solos arenosos. Grama St. Augustine e as espécies festuca são boas opções.

Step 6

Nivele o solo com um ancinho e regue bem. Use um rolo para compactar o solo, e então espalhe as sementes de grama nas quantidades indicadas na embalagem.

Step 7

Cubra as sementes com um pouco de adubo e regue muito bem. Mantenha o local bastante úmido até que a semente comece a germinar.

Step 8

Fertilize a grama novamente assim que ela brotar e depois com certa frequência. Regue abundantemente algumas vezes por semana pela manhã, ao invés de regar um pouco todos os dias.

eHow Brasil
×