×
Loading ...

Como cultivar uma vinha de batata-doce dentro de casa

A batata-doce, também chamada de jetica, é apenas uma parente distante da batata comum, e tem parentesco com a glória-da-manhã. Ela é bastante conhecida pelo seu apelo culinário. Com algumas técnicas, é possível transformá-la em uma linda planta doméstica, que iluminará a casa durante os meses de inverno. Você pode deixar a planta crescendo na água ou transferi-la para um vaso, e durante o verão, ela pode ser plantada no quintal, onde se transformará em uma maravilhosa planta ornamental.

Instruções

É possível cultivar uma vinha de batata-doce (sweet potato image by steveinnz from Fotolia.com)

    Como começar a vinha de batata-doce

  1. Escolha uma batata-doce fresca e firme, que já tenha brotado. Você pode usar qualquer cor de batata-doce. Se for cultivar mais de uma planta, experimente plantá-las em cores diferentes.

    Loading...
  2. Segure a batata em posição vertical e coloque de quatro a seis palitos de dentes em um círculo em volta da batata, mais ou menos no meio dela.

  3. Coloque a batata em um vaso, com a ponta mais fina virada para baixo. Os palitos devem deixá-la suspensa, com um pedaço da batata para fora do vaso.

  4. Encha o vaso com água e coloque-o em um local quente e ensolarado dentro de casa. A planta deve começar a crescer em cerca de três dias.

  5. Troque a água toda semana, para manter a planta saudável e desencorajar as pragas.

    Como plantar a vinha de batata-doce

  1. Coloque algumas pedras no fundo de um vaso de argila médio e encha-o até a metade com terra para plantio.

  2. Cuidadosamente, tire a batata-doce da jarra e transfira-a para o vaso, com as raízes para baixo.

  3. Continue a acrescentar mais terra, para cobrir a batata até a altura das vinhas.

  4. Coloque-a de novo no local original, durante uma ou duas semanas. Você pode deixá-la onde está ou levá-la para outro lugar quente e ensolarado, assim que estiver adaptada.

  5. Transfira a planta para um local ensolarado no jardim, após o clima mais frio ter passado.

    A batata-doce é parente da glória-da-manhã (morning glory image by ATLANTISMEDIA from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Se a vinha parecer estar morrendo, pode ser porque a planta já alcançou o fim de seu ciclo vital. É possível substitui-la comprando outra batata-doce.
  • Você pode fazer a mesma coisa com uma batata comum. Ela irá se transformar em uma vinha, florescer e quem sabe até formar pequenas batatas nas raízes.
  • A vinha decorativa de batata-doce (Ipomoea batatas) é vigorosa, cresce rápido e se dá bem como planta doméstica e como vegetação rasteira anual ou perene para o jardim.

Aviso

  • Não deixe a mesma água na jarra por mais de duas semanas, pois ficará com cheiro ruim e atrairá moscas-das-frutas e outras pragas.

O que você precisa

  • Batata-doce
  • 6 palitos de dentes pontudos
  • Jarra grande ou vaso médio
  • Água
  • Vaso de argila médio
  • Pedras
  • Terra para plantio

Referências

Loading ...
Loading ...