×
Loading ...

Como curar queimaduras do sol nos lábios

Queimaduras labiais são um resultado doloroso da exposição excessiva ao sol, semelhante a uma queimadura de pele que ocorre em outras partes do corpo. Como os lábios são usados constantemente para comer e falar, essa queimadura pode ser uma condição extremamente desconfortável. Os seus sintomas incluem inflamação, vermelhidão, inchaço, coceira, dor e formação de bolhas.

Instruções

Trate a queimadura nos lábios (Jasmine Beaghler/Demand Media)
  1. Consulte um médico se os seus lábios queimados apresentam bolhas grandes cheias de pus ou líquidos. As bolhas podem variar em tamanho, dependendo de quão sério for a queimadura do sol. Uma queimadura grave nos lábios requer cuidados médicos imediatos para prevenir infecções.

    Loading...
  2. Limpe os lábios queimados com freqüência e aplique um uma pomada antibiótica de balcão para estimular a cicatrização e diminuir as chances de infecção. Evite usar batom ou brilhos que contenham substâncias químicas e perfumes potencialmente irritantes até os seus lábios estarem totalmente curados.

    Passe uma pomada (Jasmine Beaghler/Demand Media)
  3. Aplique cremes e géis que acalmam os efeitos do sol nos lábios queimados e auxiliam na cicatrização da pele danificada. Procure loções que contenham o ingrediente que alivie as queimaduras, a babosa (aloe vera), pois ajudará a eliminar a dor das queimaduras do sol. Cremes de cortisona comprados sem receita, também são eficazes na redução da inflamação, inchaço e alívio da dor.

    Use babosa (Jasmine Beaghler/Demand Media)
  4. Use o leite para diminuir o desconforto dos lábios queimados. Mergulhe uma bola de algodão ou gaze em uma tigela de leite e pressione-o contra o seu lábio por alguns minutos, aliviando o desconforto.

    Passe algodão com leite (Jasmine Beaghler/Demand Media)
  5. Faça um bálsamo curativo para os seus lábios queimados misturando manteiga clarificada e açafrão em pó. Ambos possuem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas potentes. Aumente o poder de cura da mistura, coloque folhas de nim em um liquidificador até virarem uma pasta lisa e adicione-a à mistura. Folhas de nim são um desinfetante natural.

    Crie um bálsamo (Jasmine Beaghler/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • Sempre use um protetor labial com um FPS de 30 ou mais para proteger os seus lábios, quando estiver em áreas externas.
  • A aspirina pode ajudar a reduzir o inchaço, dor e inflamação das queimaduras de sol nos lábios.

Aviso

  • Consulte um médico se você também apresenta sintomas como dor de cabeça, febre, tonturas ou náuseas, já que são indicadores de que você pode estar sofrendo de uma forma mais grave de intoxicação solar e necessita de tratamento médico.

O que você precisa

  • Pomada antibiótica
  • Gel de babosa
  • Leite
  • Bolas de algodão
  • Manteiga clarificada
  • Açafrão em pó

Referências

Loading ...
Loading ...