Como descobrir se peças de dominó são feitas de marfim

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Peças de dominó genuinamente de marfim são muito mais valiosas que as de plástico ou resina. Infelizmente, as reproduções e imitações do marfim são geralmente tão convincentes que pode ser difícil saber exatamente o material utilizado na fabricação do dominó. No entanto, é possível detectar materiais concebidos para imitar a aparência do marfim genuíno utilzando apenas utensílios domésticos comuns.
Step 1
Examine o dominó usando a lupa. O marfim procede do dente natural de um elefante. Como um dente humano, é possível ver estrias minúsculas na superfície do dominó se ele for feito de marfim genuíno. Se a superfície for completamente lisa, o dominó provavelmente não é feito de marfim.
Step 2
Brilhe a luz negra sobre a superfície do dominó. Se ele for, de fato, feito de marfim, refletirá uma luz branca brilhante. Se ele realmente for feito de resina ou plástico, parecerá opaco sob a luz ultra-violeta.
Step 3
Mergulhe o cotonete em álcool e esfregue-o suavemente em uma pequena área do dominó. Se o material for de marfim, o cotonete permanecerá branco, enquanto que se o dominó for pintado, para lhe dar a aparência de marfim, a tinta irá manchar o cotonete.
Step 4
Aqueça o alfinete na chama do isqueiro, até que fique vermelho devido ao calor e, em seguida, coloque sua ponta na parte de trás do dominó ou em outra área imperceptível. Se o domino for feito de resina ou plástico, uma parte da superfície irá derreter, emitindo um cheiro forte de plástico queimado. Se o dominó de marfim for genuíno, não derreterá, mas uma pequena mancha preta pode aparecer na superfície.
Referências
Dica
- Consulte um avaliador de marfim respeitável caso você ainda tenha dúvidas sobre a autenticidade de seus dominós de marfim.
Advertência
- Somente realize o teste do alfinete quente como um último recurso e em uma área imperceptível, pois ele pode danificar até mesmo o dominó de marfim genuíno.
Sobre o Autor
John Grossman has worked as a journalist and copy editor for various publications since 1985. In the 1980s, he was in charge of the entertainment section of the "Austin Chronicle" newspaper and has, since then, worked for other publications, including golf and fitness magazines. Grossman holds a Master of Journalism from the University of Texas.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images