Como descobrir se peças de dominó são feitas de marfim

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Peças de dominó genuinamente de marfim são muito mais valiosas que as de plástico ou resina. Infelizmente, as reproduções e imitações do marfim são geralmente tão convincentes que pode ser difícil saber exatamente o material utilizado na fabricação do dominó. No entanto, é possível detectar materiais concebidos para imitar a aparência do marfim genuíno utilzando apenas utensílios domésticos comuns.

Step 1

Examine o dominó usando a lupa. O marfim procede do dente natural de um elefante. Como um dente humano, é possível ver estrias minúsculas na superfície do dominó se ele for feito de marfim genuíno. Se a superfície for completamente lisa, o dominó provavelmente não é feito de marfim.

Step 2

Brilhe a luz negra sobre a superfície do dominó. Se ele for, de fato, feito de marfim, refletirá uma luz branca brilhante. Se ele realmente for feito de resina ou plástico, parecerá opaco sob a luz ultra-violeta.

Step 3

Mergulhe o cotonete em álcool e esfregue-o suavemente em uma pequena área do dominó. Se o material for de marfim, o cotonete permanecerá branco, enquanto que se o dominó for pintado, para lhe dar a aparência de marfim, a tinta irá manchar o cotonete.

Step 4

Aqueça o alfinete na chama do isqueiro, até que fique vermelho devido ao calor e, em seguida, coloque sua ponta na parte de trás do dominó ou em outra área imperceptível. Se o domino for feito de resina ou plástico, uma parte da superfície irá derreter, emitindo um cheiro forte de plástico queimado. Se o dominó de marfim for genuíno, não derreterá, mas uma pequena mancha preta pode aparecer na superfície.

×