Como determinar a área e o perímetro de uma planta baixa

••• house plan image by Jon Le-Bon from Fotolia.com

Se você quer vender sua casa, precisará da área e do perímetro da planta baixa. Para plantas que são retangulares, fórmulas matemáticas simples podem ser usadas. No entanto, para plantas complexas, calcular a área requer um pouco de fórmulas geométricas mais complicadas ou usar técnicas de estimação de área. Não esqueça que para muitas casas, quanto maior o perímetro, maior será a área.

Passo 1

Escreva os comprimentos de cada lado da planta. Use esses valores para calcular a área e o perímetro. Note que a planta lista os comprimentos de cada lado de fora da construção. Encontre essas dimensões marcadas claramente, normalmente entre flechas na planta, geralmente paralelas às linhas que representam as paredes.

Passo 2

Calcule o perímetro. Totalize o comprimento de cada lado externo da planta. Confira seu trabalho certificando-se de que o número de lados externos é igual ao número de dimensões que você adicionou.

Passo 3

Determine a área das formas regulares na planta. Calcule a área de cada formato usando sua fórmula geométrica, por exemplo, se for um quadrado ou um retângulo, multiplique o comprimento pela largura, se for um círculo, multiplique pi pelo raio ao quadrado, se for um triângulo, multiplique a base pela altura e divida por dois.

Passo 4

Determine a área dos formatos irregulares. Divida-os em formas regulares menores, como retângulos, quadrados e triângulos, até que o formato inicial esteja completamente subdividido. Use a mesma escala da planta e meça as dimensões dos novos formatos. Use as fórmulas de retângulos, triângulos e polígonos regulares para calcular a área de cada novo formato.

Passo 5

Adicione as áreas de cada parte para obter a área total da planta. Conte o número de formatos e veja se eles batem com o número de áreas calculadas que você fez. Verifique seus cálculos.

Mais recentes

×