Como dourar pão

••• bread image by Leonid Nyshko from Fotolia.com

Pães têm sido uma parte essencial da vida diária por centenas de anos. O Museu Britânico, por exemplo, exibe pães verdadeiros de mais de 5 mil anos atrás e as ruínas de Pompeii incluem moinhos para moer os grãos e fornos para assar os pães. O que antes era um produto plano e sem graça, desenvolveu-se em algo verdadeiramente artesanal. Além disso, nada diz "caseiro" melhor do que um pão recentemente saído do forno. Você pode deixar os seus pães dourados com apenas alguns ingredientes.

Passo 1

Coloque água quente em um borrifador limpo. Acrescente açúcar em uma proporção de aproximadamente 15 g para cada 120 ml de água quente. Tampe o borrifador e agite bem, para que o açúcar se dissolva na água.

Passo 2

Umedeça o pão ainda cru com essa mistura. Não o encharque, uma camada leve já será o suficiente.

Passo 3

Leve a massa a um forno preaquecido na temperatura citada pela receita. Asse o pão até que esteja meio pronto — esse tempo varia de receita para receita.

Passo 4

Agite o borrifador, abra a porta do forno e umedeça o pão novamente. Lembre-se de não encharcar a massa e de fazer esse procedimento o mais rápido possível, para evitar que o ar quente saia do forno.

Passo 5

Feche o forno e deixe a massa continuar assando por mais um tempo, até que falte apenas cinco minutos para ficar pronta. Nesse ponto, agite o borrifador, abra a porta do forno e volte a umedecer o pão. Dependendo da receita, o pão pode já estar suficientemente dourado. Nesse caso, pule essa etapa.

Passo 6

Feche o forno e deixe o pão assar por completo.

Mais recentes

×