Permeabilidade capilar e resposta inflamatória

O aumento da permeabilidade capilar causa o inchaço que acompanha as lesões

man with sprained ankle image by Joann Cooper from Fotolia.com

A inflamação é a resposta do corpo à ferimentos ou infecções. A complexa sequência de eventos que ocorre quando os tecidos sofrem lesões é conhecida como resposta inflamatória. O aumento da permeabilidade capilar é um dos vários processos que ocorrem durante a inflamação.

Permeabilidade capilar

Capilares são pequenos vasos sanguíneos responsáveis por distribuir oxigênio e nutrientes aos tecidos e remover seus resíduos. O sangue consiste primariamente de dois componentes, células e plasma. O plasma é a porção líquida amarelada do sangue. A permeabilidade capilar se refere ao movimento para dentro e para fora do plasma nos capilares.

Aumento de permeabilidade

Normalmente, existe um balanço entre a quantidade de plasma que entra nos tecidos a partir dos capilares e a que volta ao sistema circulatório dos tecidos. Quando o tecido é danificado por resultado de uma infecção ou ferimento, o revestimento dos pequenos vasos começa a vazar, aumentando a permeabilidade. O balanço muda, permitindo que mais fluido entre nos tecidos.

Mediadores de permeabilidade

Os mediadores de permeabilidade são compostos químicos que deixam os capilares mais permeáveis quando o tecido é lesionado. Os compostos histamina e serotonina têm papel significante no aumento da permeabilidade de capilares.

Objetivo do aumento de permeabilidade

Quando o plasma entra nos tecidos lesionados durante o processo inflamatório, ele leva muitas substâncias com ele. Fatores coagulantes para parar o sangramento e a propagação da infecção, anticorpos para combater a infecção, nutrientes para as células dos tecidos e proteínas que atraem fagócitos (células responsáveis por atacar micro-organismos e digerir as células danificadas) representam algumas das substâncias carregadas pelo plasma.

Sintomas da resposta inflamatória

A inflamação é acompanhada por quatro sintomas clínicos, que incluem vermelhidão, calor, dor e inchaço. A vermelhidão e o calor são causados pelo aumento de fluxo sanguíneo aos tecidos lesionados. A dor é o resultado do estímulo das terminações nervosas pelos compostos liberados durante o processo inflamatório. O acúmulo de fluido no tecido que resulta do aumento da permeabilidade capilar produz o inchaço.

eHow Brasil
×