Os efeitos do Roacutan em dentes clareados
Photodisc/Photodisc/Getty Images
A isotretinoína, comumente conhecida como Roacutan, é um medicamento de prescrição usado no tratamento de casos de acne extremas. Tomado em forma de pílula, a medicação pode acabar com a acne em quatro a seis semanas para a maioria dos usuários. No entanto, o Roacutan também é conhecido por causar um efeito colateral que danifica o trabalho em dentes esbranquiçados. A droga reage com os dentes clareados, causando gengivas acinzentadas e manchando o trabalho do branqueador no esmalte.
Descoloração dos dentes
O Roacutan provoca descoloração intrínseca, mudando o esmalte no dente internamente. De acordo com discussões no Acne.org, usuários do produto notaram pequenos pontos luminosos, semelhantes a sardas brancas nos dentes. Tais marcas nos dentes podem ocorrer em qualquer uma das pontes, com os dentes da frente sendo os mais notáveis. Forte descoloração pode se tornar perceptível em um mês, na primeira dose.
Riscos de danos ao branqueamento
Outros efeitos colaterais ocorrem mais comumente que a descoloração do branco em dentes esbranquiçados. Apesar disso, mais de 10 casos no Acne.org ligam a descoloração ao Roacutan, especificamente em pacientes mais novos, com os dentes em desenvolvimento. Um estudante de quarto ano de odontologia sugeriu, no site PHC-SSP.ca, que usuários jovens que tomam Roacutan têm um risco maior não apenas de ter os dentes descolorados, mas efeitos ainda mais graves. "Enquanto os dentes permanentes ainda estão se desenvolvendo, existe uma possibilidade de que eles são a causa de gengivas acinzentadas", diz, "Mas esperar para tomar Roacutan depois que os dentes estejam desenvolvidos reduz os riscos significantemente."
Variações de dano
A extensão da descoloração tem muitos fatores. A quantidade de branqueador usado nos dentes da pessoa pode determinar o quão significantemente os remédios de acne respondem. Da mesma maneira, fatores como a escovação, nível de consumo de manchadores de dentes, como café e chá preto, causam variações nos danos. A idade também um fator, já que dentes mais velhos vão mostrar menos sinais de descoloração que os mais novos.
Considerações
Médicos podem prescrever medicamentos específicos para acne; se você tem os dentes esbranquiçados, considere mudar a forma de tratamento de acne que não afetará seu trabalho dental. Se você já estiver tomando medicamentos, a Faculdade de Odontologia da Universidade de Colúmbia, EUA, sugere escovar os dentes duas vezes ao dia para prevenir o acúmulo de esmalte e deixar o dente com coloração mais uniforme. Manchadores de dente mancham ainda mais em caso de descoloração; evite produtos como chá, refrigerantes de cola, vinho e café, para deixar os dentes mais brancos e mostrar menos os danos causados pelos remédios.
O que fazer se seus dentes já estiverem manchados devido a medicamentos
Até 2010, não existiam citações para medidas preventivas contra dentes esbranquiçados. Pastas de dente esbranquiçadoras podem ajudar a misturar melhor as cores dos dentes, dando uma aparência mais uniforme. Um profissional do PHC-SSP.ca sugere ainda falar com os dentistas para modificar o tratamento, esbranquiçando apenas as partes cinzas do dente. Isso impedirá que eles se esbranquicem demais nas partes já brancas.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Based in Southern California, Melissa Rogers has been writing professionally since 2006. Her work has been featured in "Popstar! Magazine" and used for the "MTV Canada Special: Miley Cyrus Can't Be Tamed." Her work reporting on the entertainment industry is often sourced by websites such as OceanUp and FuseTV. Rogers has an associate degree in communications from Saddleback College.
Créditos Fotográficos
Photodisc/Photodisc/Getty Images