Como embeber espetos de madeira

••• Mandy Mitchell/Demand Media

Quase todo mundo que já fez ou comeu um churrasco conhece o espeto: um pedaço de madeira ou metal que segura diversos vegetais e carne. No entanto, quem já cozinhou com espetinhos de madeira sabe o quão rápido eles podem queimar se não forem previamente embebidos em água. Siga estas instruções para garantir a qualidade de seu churrasco.

Passo 1

Mandy Mitchell/Demand Media

Coloque líquido em um balde ou panela. Você pode utilizar água, pois ela cumpre muito bem a função de embeber os espetos. No entanto, você também pode deixar os espetos de molho em cerveja, suco, vinho ou outro líquido para transferir um pouco do gosto deles para a madeira. Para isso, preencha o balde ou panela metade com água e metade com o líquido de sua escolha.

Passo 2

Mandy Mitchell/Demand Media

Mergulhe os espetos. Eles precisam ficar completamente cobertos pela água. Você pode deixá-los de molho de 30 minutos a 24 horas. Se você for deixá-los de molho por mais de quatro ou seis horas, verifique os espetos para ver se eles não estão ficando flexíveis.

Passo 3

Mandy Mitchell/Demand Media

Assim que você estiver pronto para fazer o churrasco, escorra a água dos espetos e preencha-os com carnes, vegetais ou outros alimentos. Embora deixar de molho previne que os espetos se danifiquem, posicione os pedaços próximos um ao outro, pois qualquer espaço aparente de madeira poderá se queimar no calor intenso da churrasqueira. Durante o cozimento, vire os espetinhos com cuidado. A madeira é muito mais frágil que o metal, e os espetos podem se quebrar facilmente se você não agir com cautela. Cozinhe os espetos até que a carne esteja no ponto desejado, e os vegetais tenros.

Mais recentes

×