Como ensinar às crianças do ensino fundamental a escrever um parágrafo
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A deficiência que os alunos do ensino fundamental têm em estruturar e compor um parágrafo compreensível é compensada em energia, entusiasmo e imaginação. Explore o ponto forte dos seus alunos com ferramentas que podem ajudá-los a serem melhores escritores; isso faz com que os professores usem a energia e a imaginação da criança, assim como a sua propensão em aprender tocando nas coisas durante o processo de escrita. Fazendo isso, poderá ter certeza de que as crianças permanecerão comprometidas e atentas durante toda a aula de redação.
Step 1
Desenhe uma linha paralela para os alunos entre um parágrafo e um simples sanduíche. Peça a eles que façam uma lista dos ingredientes do sanduíche e descreva o que cada ingrediente faz. Se tiver difícil para eles, use lembretes úteis ou providencie a eles alguns ingredientes para um sanduíche. No final, eles devem lembrar-se de que o sanduíche tem dois pedaços de pão que faz o suporte do sanduíche, talvez um tipo de condimento que acrescenta sabor e algum tipo de recheio, como queijo ou carne, que é a parte principal do sanduíche. Junte cada ingrediente do sanduíche para um elemento básico de um parágrafo, dessa maneira: os pedaços de pães são tópicos de frases iguais, o condimento é uma elaboração ou uma descrição mais detalhada da frase de abertura e o recheio (carne, pasta de amendoim, etc.) é a carne ou o corpo do parágrafo.
Step 2
Mostre aos estudantes a análise de vários modelos de parágrafos que seguem o modelo de sanduíche para estruturar um parágrafo. Primeiro, mostre aos alunos exemplos completos que tenham um tópico de abertura (o pão de cima), uma frase de descrição que complementa a sentença (o condimento), várias frases relacionadas ao primeiro tópico (o recheio) e uma frase concluindo ou resumindo (o pão de baixo). Depois poderá colocar exemplos de parágrafos que estejam faltando um ou mais elementos estruturais básicos. Por exemplo, um parágrafo que não tenha um tópico de abertura ou um parágrafo que não tenha uma frase do corpo do texto.
Step 3
Oriente os alunos na construção de recortes representando os ingredientes físicos de um sanduíche. Peça a eles que cortem pedaços de papel em forma de pães, condimentos e de vários recheios, como um pedaço de presunto ou de queijo.
Step 4
Providencie aos seus alunos um parágrafo confuso. Diga que as frases estão misturadas e que eles têm que reordená-las para que façam sentido, e que parte do parágrafo representa cada componente do sanduíche.
Step 5
Leia cada sentença em voz alta e peça aos estudantes que segurem os recortes que representam a parte do sanduíche que eles acreditam que a sentença representa. Por exemplo, você deve ler a sentença "Era uma vez, há milhões de anos atrás, dinossauros que passeavam pela Terra". Os alunos poderiam segurar o recorte (nesse caso, o recorte da parte de cima do pão) para indicar que essa frase deve ser o tópico principal.
Step 6
Peça aos alunos para comporem um parágrafo juntos sobre a classe ou um objeto na sala de aula usando o método do parágrafo sanduíche. As crianças devem ser capazes de trabalhar juntas e fazer um parágrafo simples. Por exemplo, "Sra. Maria tem uma maçã grande e vermelha sobre a mesa. João deu à Sra. Maria a maçã essa manhã. A maçã está deliciosa. Também é boa para a Sra. Maria. Sra. Maria está muito agradecida pela maçã grande e vermelha sobre a sua mesa".
Step 7
Coloque-os em grupo de dois ou três e peça que escrevam um segundo parágrafo sobre um outro objeto na sala usando o mesmo método.
Step 8
Divida os parágrafos para os grupos de alunos da classe. Peça à classe que segure os seus recortes indicando o que cada frase representa na construção do parágrafo sanduíche.
Step 9
Peça aos alunos que escrevam individualmente um parágrafo sobre um objeto ou uma pessoa de sua casa usando o método do parágrafo sanduíche. Pode ser feito em sala de aula ou em casa.
Step 10
Divida, discuta e corrija os parágrafos que os alunos escreveram individualmente sobre algum objeto ou sobre uma pessoa de casa, enfatizando cada componente do parágrafo.
Referências
- "Your First Year As an Elementary School Teacher : Making the Transition from Total Novice to Successful Professional"; Lynne Marie Rominger, Karen Heisinger and Natalie Elkin; 2001 [em inglês]
- "Because Writing Matters: Improving Student Writing in Our Schools"; National Writing Project and Carl Nagin; 2006 [em inglês]
- "Teaching Reading Strategies in the Primary Grades (Grades K-3)"; Bette Berge, Bette Bergeron, Melody Bradbury-Wolff and Melody Bradbur; 2003 [em inglês]
Dica
- Se tiver algum desentendimento durante o parágrafo confuso, tenha certeza de agir com calma para investigar cada possibilidade antes de tomar uma decisão.
- Circule pela sala durante o trabalhos individuais e em grupo.
- Se o grupo ou o aluno compor um parágrafo que não segue o método ensinado, peça aos outros alunos para ajudá-lo a reescrever o parágrafo para que se encaixe no método.
Sobre o Autor
Samuel Hamilton has been writing since 2002. His work has appeared in “The Penn,” “The Antithesis,” “New Growth Arts Review" and “Deek” magazine. Hamilton holds a Master of Arts in English education from the University of Pittsburgh, and a Master of Arts in composition from the University of Florida.
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