Como ensinar às crianças do ensino fundamental a escrever um parágrafo

Use a energia e a familiaridade das crianças com sanduíches para ensiná-las como escrever parágrafos

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

A deficiência que os alunos do ensino fundamental têm em estruturar e compor um parágrafo compreensível é compensada em energia, entusiasmo e imaginação. Explore o ponto forte dos seus alunos com ferramentas que podem ajudá-los a serem melhores escritores; isso faz com que os professores usem a energia e a imaginação da criança, assim como a sua propensão em aprender tocando nas coisas durante o processo de escrita. Fazendo isso, poderá ter certeza de que as crianças permanecerão comprometidas e atentas durante toda a aula de redação.

Step 1

Desenhe uma linha paralela para os alunos entre um parágrafo e um simples sanduíche. Peça a eles que façam uma lista dos ingredientes do sanduíche e descreva o que cada ingrediente faz. Se tiver difícil para eles, use lembretes úteis ou providencie a eles alguns ingredientes para um sanduíche. No final, eles devem lembrar-se de que o sanduíche tem dois pedaços de pão que faz o suporte do sanduíche, talvez um tipo de condimento que acrescenta sabor e algum tipo de recheio, como queijo ou carne, que é a parte principal do sanduíche. Junte cada ingrediente do sanduíche para um elemento básico de um parágrafo, dessa maneira: os pedaços de pães são tópicos de frases iguais, o condimento é uma elaboração ou uma descrição mais detalhada da frase de abertura e o recheio (carne, pasta de amendoim, etc.) é a carne ou o corpo do parágrafo.

Step 2

Mostre aos estudantes a análise de vários modelos de parágrafos que seguem o modelo de sanduíche para estruturar um parágrafo. Primeiro, mostre aos alunos exemplos completos que tenham um tópico de abertura (o pão de cima), uma frase de descrição que complementa a sentença (o condimento), várias frases relacionadas ao primeiro tópico (o recheio) e uma frase concluindo ou resumindo (o pão de baixo). Depois poderá colocar exemplos de parágrafos que estejam faltando um ou mais elementos estruturais básicos. Por exemplo, um parágrafo que não tenha um tópico de abertura ou um parágrafo que não tenha uma frase do corpo do texto.

Step 3

Oriente os alunos na construção de recortes representando os ingredientes físicos de um sanduíche. Peça a eles que cortem pedaços de papel em forma de pães, condimentos e de vários recheios, como um pedaço de presunto ou de queijo.

Step 4

Providencie aos seus alunos um parágrafo confuso. Diga que as frases estão misturadas e que eles têm que reordená-las para que façam sentido, e que parte do parágrafo representa cada componente do sanduíche.

Step 5

Leia cada sentença em voz alta e peça aos estudantes que segurem os recortes que representam a parte do sanduíche que eles acreditam que a sentença representa. Por exemplo, você deve ler a sentença "Era uma vez, há milhões de anos atrás, dinossauros que passeavam pela Terra". Os alunos poderiam segurar o recorte (nesse caso, o recorte da parte de cima do pão) para indicar que essa frase deve ser o tópico principal.

Step 6

Peça aos alunos para comporem um parágrafo juntos sobre a classe ou um objeto na sala de aula usando o método do parágrafo sanduíche. As crianças devem ser capazes de trabalhar juntas e fazer um parágrafo simples. Por exemplo, "Sra. Maria tem uma maçã grande e vermelha sobre a mesa. João deu à Sra. Maria a maçã essa manhã. A maçã está deliciosa. Também é boa para a Sra. Maria. Sra. Maria está muito agradecida pela maçã grande e vermelha sobre a sua mesa".

Step 7

Coloque-os em grupo de dois ou três e peça que escrevam um segundo parágrafo sobre um outro objeto na sala usando o mesmo método.

Step 8

Divida os parágrafos para os grupos de alunos da classe. Peça à classe que segure os seus recortes indicando o que cada frase representa na construção do parágrafo sanduíche.

Step 9

Peça aos alunos que escrevam individualmente um parágrafo sobre um objeto ou uma pessoa de sua casa usando o método do parágrafo sanduíche. Pode ser feito em sala de aula ou em casa.

Step 10

Divida, discuta e corrija os parágrafos que os alunos escreveram individualmente sobre algum objeto ou sobre uma pessoa de casa, enfatizando cada componente do parágrafo.

eHow Brasil
×