Como entender exames de ultrassonografia na gravidez
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Imagens de sonogramas são outro passo emocionante no processo da gravidez. O exame utiliza ondas sonoras de alta frequência que retornam através de um dispositivo chamado transdutor. A máquina avalia o ângulo e retorno da frequência, fornecendo uma imagem clara e escura do feto no útero. Ela não somente é uma ótima forma de ver o bebê, mas também oferece aos médicos medidas para avaliar o progresso do desenvolvimento fetal.
Step 1
Photodisc/Photodisc/Getty Images
Meça o comprimento da cabeça-nádega (CRL). O CRL é um método utilizado para determinar a idade gestacional. É útil quando as mulheres não são capazes de lembrar seu último período menstrual que é fator determinante na concepção. Essas medidas são feitas entre sete e 13 semanas e determinam uma data estimada para o nascimento, ainda no início da gravidez.
Step 2
Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images
Meça o diâmetro biparietal (BPD). Essa medida é o comprimento entre os dois lados da cabeça do feto. Ela é feita com 13 semanas, e o tamanho médio é de aproximadamente 2,4 cm. É também utilizada para estimar a idade gestacional, mas não é muito confiável nos últimos meses.
Step 3
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Meça o comprimento do fémur (FL). O fémur, ou osso da coxa, é o osso mais comprido no corpo. O comprimento dele é utilizado para avaliar o crescimento longitudinal do feto. É também observado nas 13 semanas e é de aproximadamente 1,5 cm nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Step 4
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Meça a circunferência abdominal (AC). Ela é utilizada para determinar o peso e a altura do feto. Esta é uma medida importante durante o período final da gravidez.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Lysis is the pen name for a former computer programmer and network administrator who now studies biochemistry and biology while ghostwriting for clients. She currently studies health, medicine and autoimmune disorders. Lysis is currently pursuing a Ph.D. in genetic engineering.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images