Como escrever uma carta de cobrança do IPTU

••• Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images

Os contribuintes são obrigados a cumprir certas obrigações por lei, sendo responsáveis ​​de fazer o pagamento do IPTU na data correta. Quando o proprietário do imóvel não cumpre a sua obrigação e não responde à cobrança normal, em seguida começa o processo de coleta. A carta de cobrança possui dois objetivos: resolver a dívida antes dela ser colocada em juízo e recolher o dinheiro devido na propriedade. Essa carta deve incentivar o proprietário do imóvel a enviar o pagamento integral ou contatá-lo para um acordo.

Passo 1

Escreva o nome do proprietário do imóvel e seu endereço no canto superior esquerdo da carta. Desça duas linhas para escrever o assunto, seguido por dois pontos. Escreva os impostos inadimplentes após os dois pontos.

Passo 2

Comece o primeiro parágrafo, afirmando a preocupação e a situação do processo. Deixe claro que os impostos estão seriamente atrasados e que você está lhes dando a oportunidade de quitar a dívida antes dela entrar em estado de coleta. Cite o montante devido. Desça um espaço duplo antes de começar o segundo parágrafo.

Passo 3

Comece o segundo parágrafo informando ao proprietário do imóvel as consequências de não pagar a dívida. Informe-o sobre a situação da dívida e que imóvel pode ser confiscado e vendido. Desça duas linhas para o próximo parágrafo.

Passo 4

Inicie o parágrafo final com um incentivo, como por exemplo, "Quitar a dívida interrompe qualquer processo de coleta". Indique um prazo para o pagamento, como nos próximos 30 dias.

Passo 5

Termine a carta com benevolência e em um tom positivo dizendo que a situação irá ser concluída de forma satisfatória. Por exemplo, "Vamos postergar quaisquer cobranças durante dez dias, enquanto se aguarda o pagamento". Dê o seu endereço de e-mail completo no final do último parágrafo.

Passo 6

Desça duas linhas. Escreva "Respeitosamente" ou "Sinceramente" e, em seguida, seu nome e cargo.

Mais recentes

×