Como escrever uma carta pedindo ajuda para outra pessoa
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Pedir ajuda nunca é fácil, especialmente se você está pedindo ajuda em nome de outra pessoa. Quando dinheiro ou tempo é uma preocupação para as pessoas às quais você está se direcionando, você pode sentir que é inevitável ser rejeitado. Mas se a sua carta for escrita com cuidado, você terá uma chance maior de conseguir a ajuda que você procura. Uma das coisas mais importantes para se lembrar sobre escrever este tipo de carta é organizar as informações na ordem certa.
Step 1
Decida qual é a melhor maneira de abordar seu público na carta. Normalmente "A quem possa interessar" ou um simples "Olá" sem um nome formal ligado é muito impessoal e irá afastar o leitor. Em vez disso, escolha uma saudação que faça com que o leitor se sinta especial, como se você tivesse usado seu tempo para escrever uma carta para ele. "Caro" é uma forma tradicional de introdução que não vai fazer o leitor sentir que ele é um dos muitos que você está contatando.
Step 2
Apresente-se no início da carta e pergunte ao leitor como ele está. Isso personaliza a carta e faz seu leitor sentir que você se preocupa com ele, tornando-se assim mais fácil para você ser ouvido quando você pedir ajuda mais para baixo na carta. Se você conhece o leitor pessoalmente, comece uma conversa sobre ele na introdução para mostrar que ele é importante para você e você não está apenas escrevendo para pedir ajuda. Por exemplo, "Espero que você e sua família tenham se divertido no cruzeiro para o Havaí" ou "Desculpe, mas não consegui ir visitá-lo no Natal" são boas maneiras de se conectar ao seu leitor.
Step 3
Forneça informações sobre a pessoa para quem você está pedindo ajuda. Não peça ajuda ainda, basta apresentar a pessoa em necessidade, dizer quem ela é, uma história breve de vida, quaisquer obstáculos ou impedimentos que ocorreram em sua vida recentemente, e qualquer outra informação detalhada que vai fazer seus pedidos de ajuda parecerem mais urgentes e necessários.
Step 4
Peça ajuda. Não faça pressão emocional causando um mau estar ao leitor se ele decidir não lhe ajudar. Em vez disso, use uma linguagem geral que deixa o leitor livre para tomar sua decisão. As pessoas estão mais dispostas a ajudar se não forem desconfortavelmente manipuladas. Aqui está um exemplo bem redigido: "Se você ou alguém que você conhece gostaria de doar para o fundo de pesquisa de câncer, por favor me avise." Um exemplo mal formulado seria: "Eu sei que você tem um monte de dinheiro, e se você não doar para o fundo de pesquisa do câncer, então você não se importa em ajudar as pessoas."
Step 5
Termine a sua carta com uma nota pessoal ou profissional dizendo "Obrigado", "Atenciosamente", etc. Após este encerramento finalize a carta com sua assinatura.
Mais Artigos
Como escrever uma carta de agradecimento para palestrantes convidados→
Como escrever uma carta de estímulo em forma de oração→
Como escrever mensagens atenciosas desejando melhoras→
Sinais de que um homem ama outra mulher→
Como escrever um e-mail a um amigo→
Dicas para escrever textos reflexivos, em primeira pessoa→
Recursos
Dica
- Mantenha uma postura positiva em sua escrita
- Não faça pressão emocional
- Conecte-se com o leitor dando informações pessoais
- Dê a seu leitor a liberdade de escolher se deve ou não ajudar
Sobre o Autor
Crystal Vogt has been an editor and freelance writer since 2005 and has had her work mentioned on MediaBistro, Yahoo! Finance and MSN Money, among other outlets. She received her M.S. in journalism from Boston University and holds a B.A. in English from UC Santa Barbara.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images