Como escrever uma carta de reclamação formal para a diretoria de uma escola

Use um tom educado, porém afirmativo, ao escrever uma carta de reclamação

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Cartas de reclamação são enviadas à diretoria da escola para fazer críticas ou reivindicar a solução de problemas. Cartas escritas para a diretoria da escola devem ser formais, diretas e respeitosas. Quando você for escrever uma carta de reclamação, envie-a para todos na diretoria ou para um membro específico do conselho. Mantenha-a curta e direta, certificando-se que o motivo da carta está claramente expresso.

Step 1

Seja específico com a carta. No topo de uma carta formal de reclamação, inclua o nome e endereço do conselho escolar. Se a carta for destinada a uma pessoa específica, inclua seu nome. Se for destinada a toda a diretoria, escreva "Para a diretoria da escola". Uma carta de reclamação nunca deve ser escrita a mão; pelo contrário, sempre digite uma carta formal e envie-a por correio à diretoria.

Step 2

Declare o objetivo da carta. O primeiro parágrafo deve conter um resumo específico do problema ou crítica. Este parágrafo identifica qual é o assunto de toda a carta.

Step 3

Explique a situação. Usando um tom positivo e respeitoso, discorra a respeito de todos os detalhes. Se houver momentos específicos e datas relevantes ao problema, exponha-os para aumentar a credibilidade da sua informação. Inclua nomes de todos os envolvidos na situação e mantenha a carta de reclamação curta, geralmente não mais que uma página. Se houverem muitos detalhes a ser incluídos, não encurte a mensagem omitindo-os. Se são pertinentes à situação, inclua-os, mesmo se a carta ultrapassar uma página.

Step 4

Use um tom de autoridade. Ao escrever a carta, use um tom que mostre que sabe do que está falando e que a situação deve ser levada a sério. Nunca faça ameaças nesse tipo de carta ou use palavrões de qualquer espécie.

Step 5

Peça uma resposta. Inclua uma data em que você espera uma resposta deles. Isso muitas vezes motiva a diretoria para tomar medidas de forma rápida. A diretoria poderá responder inicialmente, enviando uma carta que confirma o recebimento de sua mensagem. A diretoria também poderá telefonar e dizer brevemente quando uma resposta será dada.

Step 6

Encerre a carta. Ao encerrar uma carta de reclamação, é normal assinar "Atenciosamente". Inclua também o seu nome, endereço e número de telefone.

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