Como escrever um feedback positivo

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

O feedback positivo, também conhecido como retorno construtivo, é uma ótima maneira de ajudar seus funcionários se sentirem valorizados ao fazerem um bom trabalho. Além disso, irá reforçar desejo dele de ter um bom desempenho, levando a um melhor ambiente de trabalho e maior produtividade. Se for dado corretamente, o feedback positivo pode ser especialmente útil quando se escreve uma revisão do empregado ou uma avaliação. A entrega de um feedback positivo deve ser rápida, animadora e específica.

Passo 1

Pixland/Pixland/Getty Images

Responda prontamente aos empregados quando eles fazem um bom trabalho. Se você perceber que eles estão fazendo algo bem, não espere mais do que um dia para proporcionar-lhes um retorno positivo. Na preparação para uma revisão do empregado, anote um comportamento admirável que você perceber de modo que você possa adicionar no documento de avaliação final.

Passo 2

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Crie um esboço detalhado do que você quer escrever na avaliação. Inclua uma descrição da dificuldade com a qual seu empregado foi confrontado (se houver uma), como ele reagiu e o porquê da sua resposta ser admirável. Liste os benefícios específicos que resultaram de seu bom trabalho. Por exemplo, talvez ele melhorou o moral do escritório, trouxe mais dinheiro para a empresa ou evitou uma crise.

Passo 3

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Comece com uma declaração de apreço que direcione o que você pretende falar. Em um memorando pessoal, você pode escrever: "Eu não posso dizer o quanto eu apreciei todo o seu excelente trabalho hoje." Se o documento for mais formal, use: "Trabalho duro e dedicação de João são verdadeiros ativos para a nossa empresa."

Passo 4

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Afirme especificamente o que o funcionário fez de positivo. Por exemplo, "Janaína não só entregou um relatório excelente e detalhado como também cumpriu com o prazo". Se ela superou um problema difícil, não se esqueça de incluir. Por exemplo, "Nós tivemos o trabalho criticado, mas a Janaína foi incrível ao manter a loja organizada e ajudar os clientes. Vários deles nos disseram o quão útil ela foi."

Passo 5

Kim Carson/Digital Vision/Getty Images

Explique como o desempenho do empregado ajudou a empresa e por que ele foi apreciado. Por exemplo, "a excelente ideia do João economizou do nosso departamento uma grande quantidade de tempo e proporcionou a redução do stress. Como resultado, o escritório está mais otimista e cooperativo."

Passo 6

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Termine com uma declaração que vai premiar o funcionário, se for o caso. Em um memorando pessoal você poderia escrever: "Eu admiro as suas habilidades e o seu compromisso." Em uma análise de funcionários, uma declaração de conclusão apropriada poderia ser: "Eu recomendo que seja dada à Janaína uma oportunidade de emprego e de progressão contínua dentro da empresa".

Mais recentes

×