Como escrever um roteiro de 30 segundos para um anúncio no rádio
Ei, você! Quer descobrir o segredo incrivelmente simples para escrever um roteiro para um espaço de 30 segundos no rádio? O quê?! Você está me perguntando "Por que eu deveria querer escrever roteiros efetivos para espaços de 30 segundos no rádio?". Muitos consideram comerciais de 30 segundos no rádio o feijão com arroz da publicidade. A maioria dos comerciais do rádio rodam por 30 segundos. Comerciais mais longos perdem a atenção do consumidor (ou o fazem mudar de estação). Anúncios mais curtos não têm o tempo necessário para conseguir nada além do reconhecimento do nome da marca. Se você pode escrever um roteiro efetivo para um espaço de 30 segundos no rádio, anunciantes, produtores e negócios virão bater na sua criativa porta. Leia este artigo e você irá descobrir o aparentemente fácil e popular método para escrever roteiros de anúncios de 30 segundos para rádio bem-sucedidos. Qual é esse método? Simples, você só tem que contar uma história em 23 segundos. Aqui está como.
Como escrever um roteiro para um anúncio de 30 segundos para o rádio
Step 1
Quão longo é um roteiro de 30 segundos para um anúncio de rádio? A introdução a este artigo fala sobre 30 segundos de discurso no rádio. Pense em um anúncio de 30 segundos no rádio como dois segmentos. O primeiro enfatiza o benefício do produto, e o segundo fecha o anúncio com seu slogan. O primeiro contém três atos: o Dilema, a Dor e a Solução. Mas primeiro, você deve combinar o benefício de seu produto com o dilema do consumidor.
Step 2
No Ato I, você deve imediatamente captar a atenção do ouvinte anunciando um problema que ele precise resolver com urgência. Pode ser na forma de uma questão, como aquela na primeira linha deste artigo. Se seu anúncio de rádio falhar em captar instantaneamente a atenção do ouvinte, ele irá mudar para outra estação de rádio. Em nossa introdução, nós apresentamos o Dilema com uma frase de abertura e um problema implícito (o leitor não sabe como escrever o roteiro para o anúncio de 30 segundos no rádio).
Step 3
No Ato II, você deve usar a Dor para reforçar a necessidade de resolver o Dilema. Na introdução acima, nós reforçamos a abertura com psicologia reversa (a Dor da negação), provando a importância dos anúncios de 30 segundos e finalizando com outra tentação — ganhar muito dinheiro! Quando você reforça, você permite que o ouvinte justifique o choque momentâneo ao ouvir a frase de abertura.
Step 4
No Ato III, você fornece a Solução e misericordiosamente alivia a dor do ouvinte ao solucionar o dilema original, com um chamado para a ação. A introdução termina pedindo ao leitor que leia este artigo para conseguir a resposta para "como escrever um roteiro para um anúncio de 30 segundos no rádio".
Step 5
Uma vez que tenha completado sua história de três atos no primeiro segmento, inclua seu slogan de sete segundos e pronto! Você terminou seu roteiro para um anúncio de 30 segundos no rádio. Não há um slogan na introdução, mas há outras fontes para você achar como escrever um texto para um slogan de rádio.
Step 6
Repita conforme necessário para o número de anúncios de 30 segundos na rotação de sua campanha de publicidade no rádio. Certifique-se de enfatizar os diferentes benefícios na rotação, se você estiver anunciando o mesmo produto. Se você estiver promovendo diferentes produtos, mostre como os mesmos benefícios podem ser obtidos de formas diferentes.
Dica
- Um anúncio de 30 segundos normalmente apresenta dois personagens conversando entre si. Neste caso, deve ser escrito de forma semelhante a uma peça de teatro.
- Escreva claramente e sem margem para duplas interpretações.
- Ler seu roteiro em voz alta permite que você perceba eventuais falhas.
- Lembre-se, seu objetivo principal ao escrever o roteiro é que o ouvinte entenda.
- Em um roteiro de rádio, indique efeitos sonoros com a sigla "SFX" no lugar do nome da pessoa que fala.
Sobre o Autor
Christopher Carosa founded the "Mendon-Honeoye Falls-Lima Sentinel" in 1989, a weekly suburban newspaper. In 1999 he wrote his first book, “Due Diligence: The Individual Trustee’s Guide to Selecting and Monitoring a Professional Investment Adviser.” Carosa graduated from Yale University with a Bachelor of Science in physics and astronomy. In 1991 he received his Master of Business Administration from the Simon School of Business.