Como evitar que o carpete cortado desfie
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
A maioria dos carpetes é fixada pelo lado de baixo, com cola e uma malha cruzada. Quando você corta um pedaço do carpete, ele começa a desfiar nas bordas dessa malha a partir do lado cortado. Ao longo do tempo, esse processo pode piorar, eventualmente fazendo com que as fibras na parte de cima desfiem também. Felizmente, existem duas formas rápidas de consertar isso: instalar uma borda de transição caso o carpete seja instalado contra outro tipo de material, ou usar uma mistura de cola e fita adesiva.
Instalando uma tira de transição
Step 1
Certifique-se de que a tira seja a solução adequada para sua situação. Você deve usá-la apenas quando cortar um pedaço do carpete de forma que ele contorne outro material de piso. Por exemplo, se você colocou o carpete na sala da frente, mas há uma área com lajotas próximo à porta, como geralmente acontece, você deverá cortar as bordas do carpete de encontro às bordas das lajotas. Essa é a situação perfeita para instalar uma tira de transição, que pode melhorar a aparência do piso e proteger as bordas do carpete.
Step 2
Meça o comprimento de todas as bordas entre o carpete e o outro piso. Conte o número de cantos também.
Step 3
Compre as tiras, que estão disponíveis em muitos tamanhos e estilos e podem ser encontradas em lojas de decoração e materiais. Compre tiras do tamanho adequado para sua aplicação. Se você precisar formar uma quina com duas tiras de transição, certifique-se de comprar uma cantoneira para cada uma das junções.
Step 4
Coloque todas as tiras no lugar ao longo das bordas entre o carpete e o outro piso. Coloque as cantoneiras também. Isso garantirá que todas as partes estejam no número correto e que tudo se encaixe antes de você começar a parafusar as tiras no lugar.
Step 5
Instale cada tira colocando-as na borda entre os pisos, com metade no carpete e a outra metade no outro material. Quando a tira estiver no lugar, use uma furadeira elétrica para instalar um parafuso de madeira através dos buracos e diretamente no assoalho.
Step 6
Instale as cantoneiras, que são parafusadas assim como as tiras. As cantoneiras devem ser instaladas por último, sobre as tiras já fixadas.
Reforçando os pedaços cortados do carpete
Step 1
Vire o carpete do avesso e coloque-o plano em um lugar onde você possa alcançar facilmente todos os lados cortados.
Step 2
Espalhe uma camada fina de cola para carpete ao longo das bordas cortadas. Use um palito de sorvete para espalhar o produto e crie uma borda com uns 2 cm ao longo dos lados cortados.
Step 3
Deixe que a cola seque completamente.
Step 4
Fixe a fita adesiva para carpete nas bordas de cada lado cortado. Você pode fazer isso em tiras compridas e contínuas. Se achar mais fácil, diversas tiras mais curtas podem ser usadas. A fita deve ir diretamente sobre as seções com cola, e o lado externo deve ficar rente ao corte externo das bordas do carpete.
Mais Artigos
Como evitar que os sofás deslizem em pisos de porcelanato→
Como construir um portão simples usando tela de galinheiro→
Como colocar uma porta de correr de volta no trilho→
Como converter metros cúbicos de placas de madeira em metros lineares→
Como fazer um degrau para exercício aeróbico→
Como escolher e utilizar uma joelheira corretamente→
Dica
- As tiras de transição estão disponíveis em várias cores e estilos, então o que você encontrar em uma loja pode ser apenas o que eles têm disponível. A tira será instalada permanentemente em sua casa, como parte da decoração, portanto vale a pena procurar o quanto for preciso até encontrar algo que complemente a decoração existente.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images