×
Loading ...

Como evitar que a casca fique grudada no ovo cozido

Você cozinhou alguns ovos para o café da manhã ou jantar, ou para colocá-los na sua salada favorita. Você está pronto para descascar os ovos. No passado, você pode ter temido essa parte do processo. É comum que ao menos um dos ovos fique com a casca grudada e acabe sendo mal descascado. Se tomar algumas precauções durante os estágios de preparação, cozimento e resfriamento, você terá um prato cheio de ovos cozidos perfeitamente inteiros.

Instruções

Seja paciente e gentil quando estiver removendo as cascas do ovo (eggs image by DebbieO from Fotolia.com)
  1. Remova os ovos da geladeira 30 minutos antes de cozinhá-los. Ovos em temperatura ambiente reagirão menos adversamente ao choque da mudança de temperatura quando forem cozidos. Isso reduz a quantidade de rachaduras na casca, tornando-os mais fáceis de descascar.

    Loading...
  2. Coloque os ovos em uma panela grande o bastante para contê-los confortavelmente. Encha a panela com água gelada suficiente para cobri-los com 2,5 cm a mais. Feche a panela com uma tampa que se encaixe bem e ligue o fogo alto. Deixe a água ferver, isso deve levar cerca seis minutos. Desligue o fogo e mova a panela para um lugar mais frio.

  3. Coloque uma colher de chá de vinagre sobre a água e os ovos após colocá-los em um lugar mais frio. Cubra a panela com a tampa e deixe descansar na água quente por ao menos 15 minutos. O vinagre ajudará a deixar os ovos mais fáceis de serem descascados.

  4. Resfrie os ovos antes de descascá-los. Você pode colocá-los em uma tigela de água gelada ou tirar a água quente da panela e substituí-la por água fria e cubos de gelo. Deixe os ovos resfriarem por cerca de 25 minutos.

  5. Quebre gentilmente a casca do ovo, batendo-o de leve contra uma superfície dura. Devolva os ovos para a tigela de água por mais dez minutos. Isso permite que a água se infiltre por baixo da casca e facilite na hora de descascar.

  6. Localize o ponto onde a casca e a membrana interior estão saindo do ovo. Se a casca estiver grudando, segure o ovo debaixo da torneira. A água ajudará a soltar a membrana da superfície do ovo e remover a casca. Depois de ter tirado toda a casca, enxágue o ovo em água corrente gelada para se livrar de qualquer pedaço de casca.

Loading...

Dicas

  • Utilize ovos que tenham ao menos uma semana. Ovos mais velhos são mais alcalinos, e a bolsa de ar no fundo deles fica maior conforme o ar é absorvido através dos poros da casca. Esses dois fatores tornarão a casca do ovo mais fácil de ser removida.

O que você precisa

  • Ovos
  • Água
  • Panela
  • Escumadeira
  • Vinagre

Referências

Loading ...
Loading ...