Como evitar a gema escura em ovos cozidos

Cozinhar um ovo com gema amarela é fácil

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Ter um anel verde eu preto em volta da gema do seu ovo cozido significa que ele cozinhou por tempo demais. Consequentemente, ele não apenas fica com a aparência ruim, mas também cheira mal e tem gosto ruim. Por sorte, existem meios de evitar que isso aconteça e eles são bem simples e não exigem nenhum equipamento especial. Com apenas um pouco de treino, será possível fazer ovos cozidos perfeitos em pouco tempo.

Step 1

Retire a quantidade de ovos que deseja cozinhar do refrigerador e deixe-os descansar em temperatura ambiente por dez minutos. Siga para o passo seguinte enquanto aguarda este processo ser concluído, já que leva algum tempo.

Step 2

Encha a panela de água até cobrir completamente os ovos, quando inseridos nela. Assegure-se de deixar espaço suficiente para eles, que serão acrescentados em seguida.

Step 3

Coloque a panela no fogão e ascenda uma boca em fogo alto. Deixe a água ferver.

Step 4

Com uma colher grande, insira um ovo por vez delicadamente dentro da água fervente. Não despeje os ovos, abaixe lentamente a colher até que eles toquem o fundo da panela sem quebrar.

Step 5

Programe o cronômetros para 12 minutos se estiver cozinhando quatro ovos ou menos. Se estiver cozinhando mais, programe para 13 minutos. Mantenha o fogão em fogo alto para que a água volte a ferver depois que os ovos forem inseridos. Mantenha a temperatura alta o suficiente até o tempo acabar.

Step 6

Desligue o fogão quando o cronômetro indicar. Retire a panela de cima dele e imediatamente deixe que água fria corra sobre ela. Faça isso até que os ovos estejam frios o suficiente para poder pegá-los. Nesse momento, pode-se facilmente descascá-los sob a água corrente, ou aguardar que esfriem para fazer isso. Em ambos os casos, quando morder ou cortar o ovo, verá uma gema amarela e perfeita.

×