×
Loading ...

Como evitar que o glacê se quebre ou tenha rachaduras

Seja como um petisco durante a noite, em uma festa de aniversário infantil ou um evento formal, uma deliciosa sobremesa é a cereja do bolo. Mas quando a sobremesa é um bolo e o glacê começa a rachar, o bolo perde sua beleza -- não importa o quanto esteja gostoso sob as fissuras. Evite que o glacê sobre o bolo rache incorporando os ingredientes certos em sua receita e usando técnicas adequadas ao aplicá-lo ao bolo. Reserve tempo para misturar o glacê e confeitar seu bolo adequadamente para que não pareça rachado ou danificado.

Instruções

Use medidas preventivas para evitar que o bolo rache (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    Como misturar

  1. Use a proporção correta de creme vegetal ou manteiga e de açúcar confeitado em sua cobertura tipo buttercream, como manda a receita. Use cerca de 1 xícara de creme vegetal para 450 g de açúcar de confeiteiro. O glacê feito com pouco creme vegetal ou manteiga tende a rachar. Se você teve problemas com sua receita no passado, adicione 1 colher de sopa extra de creme vegetal ou manteiga para mantê-lo úmido.

    Loading...
  2. Incorpore leite integral em sua receita de glacê ao invés de água ou leite, com um conteúdo menor de gordura. A gordura adicional no leite integral dá ao glacê uma textura mais cremosa e permite que você tenha mais tempo para aplicá-lo sobre o bolo antes que comece a ressecar.

  3. Meça seus ingredientes molhados e secos com os utensílios adequados. Sempre use xícaras medidoras para líquidos para os ingredientes molhados e xícaras medidoras para ingredientes secos para os ingredientes secos. Use colheres medidoras para pequenas quantidades de ingredientes, e não colheres comuns ou outros utensílios. Incorporar líquido de menos em sua receita, porque você usou a xícara medidora errada, poderá causar rachaduras no glacê sobre um bolo.

  4. Incorpore 2 gotas de vinagre em sua receita de glacê para evitar que fique seco e rache. A acidez do vinagre evita que o açúcar no glacê empelote e se torne quebradiço. Adicionar um pouco de bicarbonato de sódio também funciona.

  5. Conserte um fondant rachado aplicando creme vegetal diretamente à área danificada. Use uma espátula para aplicar uma pequena quantidade de creme ao longo da rachadura. Misture-o ao fondant usando um movimento circular.

    Como manusear

  1. Aplique uma quantidade adequada de glacê ao seu bolo. Finas camadas de glacê ressecam rapidamente e tendem a rachar. Espalhe uma fina camada de glacê para evitar que migalhas de bolo se misturem à cobertura. Deixe essa camada se acomodar e, então, espalhe uma camada mais grossa sobre ela.

  2. Movimente seu bolo o mínimo possível. Mexer o bolo demais pode levar o glacê seco a rachar. Se precisa mover um bolo, sempre coloque uma mão sob seu centro no fundo, para dar apoio; levantá-lo pelas beiradas faz com que se dobre e o glacê rache.

  3. Apoie seu bolo com uma tábua para bolo de tamanho e espessura apropriada -- bolos maiores requerem bandejas maiores e mais robustas. Usar uma tábua fina sob um bolo grande ou com várias camadas pode fazer com que ela dobre, resultando em rachaduras sobre o glacê.

  4. Mantenha seu bolo longe de elementos que levem-no a ressecar. Não coloque-o perto de aquecedores, ar-condicionados, ventiladores ou janelas abertas. Qualquer ar seco ou vento pode secar o glacê e levar a rachaduras.

Loading...

Dicas

  • Use um creme vegetal de alta qualidade. Encontre uma marca que contenha uma pequena quantidade de gordura a mais, que torna o glacê cremoso e ajuda a evitar rachaduras.

Aviso

  • Não use água para reparar as rachaduras no fondant, pois ela quebra sua estrutura.

O que você precisa

  • Cobertura tipo buttercream
  • Creme vegetal
  • Manteiga
  • Leite integral
  • Xícaras medidoras de líquidos
  • Xícaras medidoras para ingredientes secos
  • Colheres de medida
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Fondant
  • Espátula
  • Bandeja para bolo

Referências

Loading ...
Loading ...