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Experimento de osmose com batata

O processo de osmose é o movimento da água através da membrana celular numa solução, ou vice-versa, para criar uma concentração igual a de um solvente em cada lado da membrana celular. Esse processo rege todos os organismos vivos e é um conceito essencial no ensino da biologia. Alguns experimentos com batatas demonstram os conceitos básicos da osmose de uma forma bem visível.

As batatas são uma boa escolha para experimentos de osmose (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O vocabulário da osmose

Um solvente, ou substância química, é dissolvido numa solução ou líquido. A quantidade de solvente na solução é chamada de concentração. Quando a concentração de um solvente é maior na solução do que na célula, ela é hipertônica. As células colocadas em uma solução hipertônica encolhem quando a água sai delas, numa tentativa de diluir a concentração do solvente em seu exterior. Quando a concentração de um soluto é maior dentro de uma célula do que no exterior dela, ela é hipotônica. As células colocadas em uma solução hipotônica incham enquanto a água se desloca para dentro delas, para diluir a concentração do solvente no seu interior. Quando a concentração de um solvente é a mesma tanto na solução quanto no interior da célula, ela é isotônica, e a célula não se altera.

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Experimento

Ao mergulhar fatias de batata em diferentes concentrações de sal e de água, os estudantes podem observar os efeitos da osmose na flexibilidade e tamanho delas. Trabalhe com pelo menos três concentrações diferentes de sal e uma solução somente de água. Antes do experimento começar deixe os alunos tocarem as fatias e observarem sua flexibilidade inicial. Instrua-os a manter o controle cada uma, rotulando a concentração de sal que entrará. Isso proporcionará uma representação gráfica da alteração da batata após a experiência. Deixe algumas fatias expostas ao ar para proporcionar aos alunos a referência de flexibilidade no final. Mergulhe-as por 15 a 30 minutos. Quanto mais tempo elas absorverem, melhores os resultados. Evite o uso de sal iodado nessa experiência, pois ele reage com os carboidratos na batata e escurece-a. Os alunos podem confundir a descoloração como um efeito da osmose.

Resultados

As fatias não mergulhadas devem permanecer exatamente com a mesma flexibilidade do início da experiência. A evaporação pode torná-las ligeiramente mais flexíveis. Quando embebidas apenas em água, elas ficam menos flexíveis ou completamente rígidas. Com o aumento da concentração de sal as rodelas devem ficar visivelmente menores e enrugadas. Dependendo da quantidade de sal utilizada, os alunos serão capazes de despedaçar as fatias de batata entre os dedos. Após desmanchá-las, eles devem reconstituir a sua forma inicial para comparar o seu tamanho antes e após o experimento.

Conclusões

A solução somente de água era hipotônica. A água correu para dentro das células de batata e inchou a fatia. As solução salina era hipertônica. A água deixou as células da batata e fez com que elas diminuíssem. Quanto maior for a concentração de sal, mais água é puxada da fatia de batata, na tentativa de criar equilíbrio na solução.

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Referências

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