Como extrair manteiga de cacau

••• cacao organico image by Carlos Hernandez from Fotolia.com

A manteiga de cacau, uma gordura cremosa extraída das sementes do cacau, é adicionada a vários tipos de alimentos, chocolates e cosméticos. No entanto, é difícil processar de forma eficiente as sementes sem equipamentos profissionais. Além disso, a dificuldade do processo de extração aumenta o preço dos produtos que incluem a manteiga. Mas a manteiga de cacau continua atraindo aqueles que amam sua textura cremosa, o aroma irresistível e o sabor inconfundível.

Passo 1

Antes do processo, limpe uma determinada quantidade de sementes com água limpa e gelada, pois isso irá remover resíduos indesejados e qualquer grão imaturo ou deformado.

Passo 2

Aqueça os grãos a uma temperatura entre 138º C e 160º C, de cinco a oito minutos. É melhor utilizar um torrador de café, ao invés do forno, pois os cascos são inflamáveis.

Passo 3

Esfrie os grãos com ar frio por um período de 3 a 7 minutos, em 32º C. Em seguida, divida as sementes em grupos por tamanho.

Passo 4

Quebre os cascos em cada um dos grupos com força centrífuga, girando-os rápido, o suficiente para quebrar a casca externa. Também é possível utilizar um martelo para esse processo. Aqueça a parte interna a uma temperatura de 94º C.

Passo 5

Moa as partes internas aquecidas com um moedor de café (ou especiarias) para extrair a manteiga de cacau. Para obter a manteiga refinada, passe-a por um filtro de pressão de força industrial.

Mais recentes

×