×
Loading ...

Farinha de ossos e as plantas

Ao plantar vegetais que você espera ter todo ano sem precisar replantar, também conhecidos como perenes, a farinha de ossos é uma ferramenta indispensável que pode ser usada para estabelecer um crescimento radicular vigoroso e a produção de flores e frutos. A farinha de ossos contém grandes quantidades de fósforo, um dos três nutrientes chave (além do nitrogênio e potássio) para a vida das plantas. A adição de farinha de ossos ao seu substrato, normalmente no fim do inverno ou início do outono, irá garantir às suas plantas um suprimento adequado de fósforo por vários anos.

O cálcio na farinha de ossos ajuda a suportar a renovação de plantas a cada temporada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quais plantas se beneficiam da farinha de ossos?

A farinha de ossos é primariamente um fertilizante de arbustos e jardins, melhor utilizada para aumentar os níveis de fósforo no substrato de rosas, bulbos, árvores, novos jardins e plantas herbáceas. Não adicione farinha de ossos ao solo de plantas acidófilas, pois o cálcio pode alcalinizar o solo e ferir suas plantas através de um desequilíbrio nutricional.

Loading...

Crescimento radicular

A farinha de ossos ajuda a estimular o crescimento vivaz das raízes; se a estrutura radicular da planta for saudável e capaz de absorver quantidades adequadas dos nutrientes corretos como fósforo, o resto da planta irá, natural e consequentemente, prosperar. Adicione a farinha no começo ou final da estação, pois estas são as épocas em que o crescimento radicular está mais ativo.

De onde vem a farinha de ossos?

Essencialmente dos ossos de animais mortos, a farinha comercial vem de abatedouros que reservam os ossos dos animais abatidos; isso garante que haja pouco desperdício dos animais executados. Se você pesca, as carcaças dos animais são fertilizantes naturais eficazes, ricos em nitrogênio e potássio, além do próprio fósforo.

Como utilizar a farinha de ossos

Para um jardim caseiro, simplesmente enterre a carcaça dos peixes, por exemplo, perto dos limites do jardim, de preferência em áreas mais elevadas. Isto irá garantir a dispersão natural dos nutrientes pelo jardim com a chegada das chuvas; este é um método tradicional de fertilização do solo sem o uso de fertilizantes comerciais. Os comerciais que contêm farinha de ossos irão desempenhar a mesma função, mas devem, para isso, ser comprados. Adicione o fertilizante comercial do mesmo modo ou até mesmo no solo diretamente ao redor das plantas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...