×
Loading ...

Flatulências em gatos

Em geral, se o seu gatinho está sujando sua casa com flatulência, provavelmente não é nada para ficar muito preocupado, mas existem condições que são mais graves, que os donos devem estar cientes, que poderiam estar causando o excesso de gases.

Flatulência em gatinhos é um problema comum (kitten image by AGphotographer from Fotolia.com)

Causas

Flatulência em gatinhos geralmente é causada pela ingestão de muito ar quando ele está comendo. O gás tem que ir a algum lugar, e, às vezes, acaba como flatulência. O gás adicional pode também ser causado pela dieta do gatinho. Os alimentos que são ricos em soja ou fibras podem causar um acúmulo excessivo de gás nos intestinos. Outra causa é comida estragada ou comer demais. De acordo com os especialistas em Kitten Care, o gás pode ocorrer quando um gatinho tem uma dieta líquida, porque isso faz com ele engula muito ar. Se aparelho digestivo de um gato está muito lento, as bactérias podem se acumular nos intestinos e também causar os gases. Para evitar esse problema, não dê o seu animal leite ou subprodutos, pois os gatos tendem a ser intolerantes à lactose.

Loading...

Condições mais sérias

Algumas condições podem provocar o excesso de gás em gatinhos, incluindo má absorção, doença inflamatória do intestino, câncer gastrointestinal, infecções e constipação. Certifique-se de alimentar o seu gatinho com alimentos especialmente formulados para ele, pois o alimento para gatos adultos pode causar problemas no aparelho digestivo. Se a flatulência continuar, mesmo com mudanças na dieta, consulte o seu veterinário, pois a flatulência pode ser uma indicação de um problema mais sério.

Sintomas

Quando um gatinho tem um problema mais grave do que as causas benignas de flatulência, terá sintomas, além de gases. Outros sintomas a serem observados incluem vômitos, diarreia, um ruído retumbante em seu estômago (chamado borborigmo), prisão de ventre e desconforto abdominal. Se o seu gatinho parece estar com dor quando tenta evacuar ou quando você pressiona suavemente barriga, pode ser uma doença mais grave.

Diagnóstico

Se suspeitar que o problema do seu gatinho pode ser mais grave do que a flatulência simples, leve seu animal ao veterinário. O veterinário vai querer saber tudo o que seu gatinho comeu, a quantidade, bem como a frequência. Um exame físico de seu gatinho ajudará determinar se ele tem um problema mais sério. Dependendo do que for encontrado no exame físico, o veterinário poderá pedir uma série de testes, incluindo um exame de sangue, exame de urina, perfil bioquímico, raio-X e exame de fezes.

Tratamento

Um veterinário pode pedir ao proprietário do animal para fazer mudanças na dieta antes de realizar testes mais invasivos. Gatinhos se dão melhor com refeições pequenas e frequentes, em vez de grandes, porque eles estão com muita fome e tendem a comer demais e muito rápido. Para evitar que o seu gatinho coma coisas que não deve, ele deve ser mantido dentro de casa, onde não tem acesso a alimentos estragados. Mude a dieta para refeições de baixa fibra para permitir que ele digira a comida mais facilmente. Se essas alterações não afetam o problema, mais testes serão provavelmente feitos. De acordo com Mike Richards, muitas vezes, os veterinários tratarão um gatinho por protozoários ou giardia, mesmo se isso não for encontrado nos exames de fezes, como medida de precaução.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...