×
Loading ...

Como fazer uma flauta doce

Durante o século 14, os músicos amadores tocavam flautas doces, um instrumento de sopro de madeira semelhante à flauta, como entretenimento pessoal. Embora a construção da maioria dos instrumentos musicais exija bastante experiência profissional, isso não se aplica à flauta doce. Centenas de músicos e amantes da música criaram diversas versões caseiras do instrumento a partir de vários materiais, obtendo diversos sons. O som que pode se esperar dessa flauta doce caseira é aproximado daquela que é feita de madeira e vendida nas lojas.

Instruções

As flautas doces caseiras podem produzir um som semelhante ao daquelas vendidas (flute image by Victor M. from Fotolia.com)
  1. Use a serra de arco para cortar um pedaço de 2,5 cm do cano de PVC e da cavilha de madeira e lixe as extremidades até suavizá-las. Use a tesoura de cortar lata para abrir o PVC de 2,5 cm, o que criará uma anel de expansão para prender no plugue da cavilha.

    Loading...
  2. Corte um retângulo de 2 cm por 2 cm de uma extremidade do tubo de PVC grande. Lixe as extremidades do retângulo até suavizá-las e pressione para dentro a pequena aba restante no cano, pois isso ajudará a desviar o ar e pode ser ajustada para cima ou para baixo para melhorar a qualidade do som.

  3. Deslize a cavilha de madeira de 2,5 cm na extremidade entalhada do cano grande e use uma pequena marreta ou martelo para que a cavilha fique nivelada com a ponta do cano. Deslize o anel de expansão de PVC sobre a extremidade conectada da flauta doce e assopre para testar o som. Caso o som esteja com muito ar, ajuste a pequena aba em até 0,6 cm, pressionando-a para dentro do tubo. Caso o tom esteja muito estridente, levante a aba do PVC.

  4. Perfure um orifício com uma broca de ¼ de polegada (0,6 cm) no lado oposto ao do orifício de ar. Ele servirá como o orifício do dedo polegar e deve ser feito a cerca de 10 cm da parte superior da flauta.

  5. Vire o instrumento e perfure os outros orifícios. Deve haver três furos na metade superior da flauta com um logo acima do orifício do polegar, mas no lado oposto e um segundo abaixo deste. O terceiro orifício deve estar a uma distância igual do segundo. Os quatros furos inferiores devem ser posicionados de maneira semelhante.

Loading...

Dicas

  • Perfure os furos para que forme um padrão de arco para combinar os comprimentos dos seus dedos. Fure orifícios menores próximos do sexto e sétimo buracos para poder tocar os semitons.

Aviso

  • O espaçamento dos furos não produzirá necessariamente a escala ocidental comum.

O que você precisa

  • Cano de PVC de 30 cm, com 2 cm de diâmetro e espessura de 0,2 cm
  • Cavilha de madeira
  • Serra de arco
  • Lixa
  • Tesoura de cortar lata
  • Broca de ¼ de polegada (0,6 cm)
  • Furadeira elétrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...